Hálux Rigidus: sabe o que é?

Restrição de movimento ocorre por uma degeneração progressiva da articulação entre o metatarso e a falange do hálux (dedão do pé)

Pixabay/Pexels
(foto: Pixabay/Pexels)

O Hálux Rigidus pode ser um problema incômodo para algumas pessoas. Seus sintomas são caracterizados por dor e limitação de movimento na articulação entre o metatarso e a falange do hálux (dedão do pé).

O sobrenome dessa doença - Rigidus - se refere à rigidez progressiva que a articulação do dedão passa durante a evolução do problema. Essencialmente, essa restrição de movimento ocorre por uma degeneração progressiva da articulação, inicialmente com formação de osteófitos na parte dorsal (de cima) da junta, podendo terminar com a destruição completa da mesma.

Isso ocorre, acredita-se, por uma hiperpressão entre a cabeça do metatarso e a falange do hálux. O formato da cabeça, mais triangular ou plana, e possíveis microtraumas de repetição, também são fatores descritos por alguns autores.

O tratamento inicial consiste em medidas conservadoras que envolvem modificação dos calçados, analgésicos, fisioterapia e palmilhas. Na falha desse tratamento, a cirurgia passa a ser uma opção para devolver aos pacientes a capacidade de andar sem dor.

O tipo de cirurgia indicada depende do grau do problema. Nos graus iniciais, a osteotomia (corte ósseo) é uma excelente opção para aliviar a hiperpressão da articulação, preservando o movimento. Nos graus mais avançados, a artrodese (fusão da articulação) pode ser indicada, principalmente em indivíduos mais ativos.

Na dúvida, procure sempre seu ortopedista de confiança.

Cuidem dos seus pés, são eles que te levam cada vez mais longe!

Tiago Baumfeld
tiago.baumfeld@gmail.com