Muller Weiss: a síndrome que Rafael Nadal tem

Doença é a morte de um osso no pé

Nino Liverani/Unsplash
(foto: Nino Liverani/Unsplash)

Nome diferente né? Pois bem, essa é uma condição que ocorre no pé, especificamente no osso navicular, com a qual Rafael Nadal ganhou o seu 14 título de Roland Garros. Vamos entender melhor o que ele tem?

 

A síndrome de Muller Weiss é uma doença que foi descrita em 1927 por Walther Muller, cuja alcunha deu nome à doença. Ela é a osteonecrose (morte do osso) do osso navicular no pé, que se localiza entre o tálus e os ossos cuneiformes. Assim como em outros ossos, isso ocorre por razões multifatoriais, mas a vascularização débil do osso é uma explicação anatômica compartilhada por outros osso que também sofrem osteonecrose, como os sesamóideo nos pés ou o semilunar na mão.

 

Os sintomas são essencialmente relacionados a dor e desconforto, evoluindo ao longo da piora da doença com deformidade no pé, dificuldade para andar e praticar atividades físicas. Radiologicamente (nas radiografias) o osso navicular em uma fase mais avançada exibe um formato clássico em vírgula e nos últimos estágios pode envolver a destruição completa das articulações adjacentes.

 

O tratamento inicial é conservador e envolve medidas suportavas, como fisioterapia, analgésicos, órteses e palmilhas. Na falha desses tratamentos, existe a possibilidade de cirurgias de descompressão em estágios bem iniciais associado a uso de biológicos. Em casos mais avançados, a artrodese (fusão óssea) passa a ser uma opção.

 

Mas como Nadal conseguiu jogar com essa doença?

Bom, o que de fato foi feito com ele e por ele não sabemos, mas o que foi amplamente divulgado na mídia é que ele passou por várias "infiltrações". Muito provavelmente ele recebeu bloqueios anestésicos e/ou injeções de corticoide para permitir que ele tivesse condição de jogo e acabasse ganhando Roland Garros novamente.