Doping: Um caminho obscuro que não vale a pena

Ideia de que substância mágica pode potencializar rendimento e desempenho é atrativa, mas traz consigo a possibilidade de efeitos colaterais e prejuízos


Esse fim de semana assisti ao documentário Ícaro, do cineasta Bryan Fogel, que escancara os bastidores da dopagem (trailer acima). O filme tem o cientista Russo Grigory Rodchenkov no centro da trama de dopagem no atletismo russo, que culminou com a exclusão de toda as equipes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Esse desfecho trágico para a vida de muitos atletas traduz a conclusão mais óbvia: esse é um caminho que não vale a pena.

Praticar esportes em alto nível, além de ser um grande estímulo pessoal, faz com que a figura do atleta passe a representar para a humanidade um exemplo acima do próprio nome e da própria imagem.

É incrível o que o ser humano pode fazer. Essa inspiração movimenta multidões. Quem não se impressionou após Eliud Kipchoge correr uma maratona em menos de 2 horas, por exemplo? Mas, do outro lado da moeda, quem não se decepcionou com Lance Armstrong após a descoberta dos escândalos de doping e a perda de suas medalhas? O que fica, no final das contas, como mensagem é o primeiro como um exemplo e o segundo como um antiexemplo.
Wayne England/Flickr
Ciclista Lance Armstrong (centro) foi flagrado em doping e perdeu vários títulos, contratos e patrocinadores (foto: Wayne England/Flickr)


Mas por que os atletas se dopam? A dopagem no mundo é antiga. A ideia de que uma substância mágica pode potencializar o rendimento e o desempenho parece ser atrativa, mas traz consigo sempre a possibilidade de efeitos colaterais e prejuízos reais. Isso não tem nada a ver com esporte. Esporte é sinônimo de saúde, de bem estar. Além disso, a dopagem quebra o senso de justiça. Do que adianta ser melhor do que os outros em condições desiguais? Não há nada melhor no esporte do que ganhar em condições de igualdade.

Quem regula o doping? A WADA (World Anti-doping Agency). Essa agência foi fundada em 1999 e é um grande avanço no combate à dopagem no mundo esportivo, sendo um canal de denúncia e uma produtora de normas e diretrizes. Anualmente a WADA atualizada suas normas de condutas e a lista de substâncias proibidas, disponibilizando seu conteúdo por livre acesso em seu site.

Vamos contribuir com o movimento antidoping valorizando a disputa justa no esporte! Don`t dope!
 
Tem dúvidas ou sugestões? Mande email para tiago.baumfeld@gmail.com