Check-up vascular. Quando fazer?

Durante o check-up vascular, o médico pode orientar o paciente quanto aos hábitos de vida saudáveis, a fim de se evitar problemas circulatórios

Clker Free Vector Images/Pixabay
(foto: Clker Free Vector Images/Pixabay)

A avaliação e acompanhamento dos problemas circulatórios com o angiologista é de fundamental importância para se manter a saúde vascular em dia. O check-up vascular é geralmente recomendado para pessoas acima de 40 anos de idade.

Algumas situações, porém, devem ser salientadas. Se o paciente tem menos de 40 anos de idade, mas apresenta quadro de dores nas pernas, recomenda-se procurar a avaliação angiológica. Nada impede que algumas doenças vasculares já se manifestem em idades mais precoces.

Alguns fatores como história familiar positiva para problemas circulatórios, tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, obesidade e colesterol alto também são indicadores importantes para se realizar uma avaliação com o angiologista.

Pacientes que tenham histórico na família de casos de trombose venosa, como em irmãos ou pais, devem sempre procurar o médico vascular para uma avaliação. Nesses casos, será feita uma extensa pesquisa com exames de sangue, em busca de fatores que favorecem a coagulação do sangue. São as doenças conhecidas como trombofilias.

Pacientes diabéticos também devem ser acompanhados regularmente pelo médico, com exames pelo menos anuais. O diabetes acelera o processo de aterosclerose nas artérias, podendo levar a quadros de obstrução arterial e amputações. O acompanhamento precoce com o angiologista visa prevenir e tratar eventuais complicações em fases mais precoces, procurando então evitar as complicações.

O tabagismo também é uma causa muito séria de acometimento vascular, levando a quadros de aterosclerose e obstruções arteriais. Recomenda-se que esses pacientes sejam avaliados quanto à presença de obstruções, a fim de se iniciar um tratamento para o abandono do vício e um acompanhamento a longo prazo, seja com medidas de tratamento medicamentoso ou até cirurgias, nos casos mais graves.

Com relação aos quadros de varizes em membros inferiores, o acompanhamento pelo menos anual é de suma importância. Existe um mito de que as varizes voltam após o tratamento. Sabe-se que isso não é verdade. O que pode ocorrer é o surgimento de novas varizes com o passar do tempo, principalmente naqueles pacientes nos quais os fatores causadores das varizes persistirem. Conforme já salientamos em artigos anteriores, os hábitos de vida saudáveis, a alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas são importantes maneiras de evitar as varizes.

Durante o check-up vascular, o médico pode orientar o paciente quanto aos hábitos de vida saudáveis, a fim de se evitar problemas circulatórios. A prevenção será sempre o foco.

Algumas dicas são muito importantes:

- Procurar manter uma dieta saudável, reduzindo o quantitativo de açúcares e de gorduras saturadas (frituras e gorduras de origem animal). Evitar o consumo excessivo de sal e de alimentos embutidos. Procurar ingerir frutas e verduras;

- Hidratação adequada, ingerindo pelo menos 2 litros de água por dia;

- Limitar o consumo de bebidas alcoólicas;

- Evitar o tabagismo, pois está diretamente relacionado a quadros de obstrução nas artérias;

- Preservar a mente saudável: ler um bom livro, assistir a filmes e documentários;

- Evitar uso excessivo de eletrônicos, como celulares e computadores, pois podem aumentar a ansiedade e também contribuem para o sedentarismo.

O check-up vascular é a maneira de se iniciar e orientar o paciente nas medidas preventivas. Naqueles pacientes de maior risco será a oportunidade que o médico terá de orientar quantos aos hábitos saudáveis de prevenção das doenças vasculares.

Mesmo em tempos de pandemia, não deixe de fazer seus controles regulares com o angiologista.