Homens podem ter varizes?

Estima-se que cerca de 50% a 60% das mulheres e 30% dos homens tenham varizes, sendo que a incidência aumenta com a idade e com a presença de fatores de risco

Arquivo Pessoal
(foto: Arquivo Pessoal)

Muitas pessoas acreditam que somente as mulheres são acometidas pelas varizes. Muitas nos perguntam no consultório se os homens procuram ou necessitam também de tratar as varizes. Sabe-se que a prevalência de varizes nas mulheres é maior que nos homens, e as mulheres também tem mais preocupação com questões relacionadas com a estética, procurando o tratamento precocemente.

As varizes acometem tanto homens quanto mulheres e sabe-se que cerca de 3 a cada 10 homens apresentam a doença. É importante lembrar que os homens acabam procurando atendimento geralmente em casos mais avançados e com complicações já presentes, como úlceras, tromboses e flebites.

O que são, então, as varizes?

Varizes são veias tortuosas e dilatadas que se localizam logo abaixo da pele, geralmente com coloração esverdeada ou azulada. As veias têm a função de fazer a drenagem do sangue das diversas partes do organismo de volta ao coração.

As varizes se constituem, então, em veias com funcionamento defeituoso e que se tornam incapazes de fazer o correto retorno do sangue dos membros inferiores. Essas veias dilatadas são mais comuns nas pernas e, com o passar do tempo, a tendência é que se tornem progressivamente dilatadas, alongadas e mais tortuosas, dificultando a circulação do sangue e o retorno do mesmo das pernas em direção ao coração.

As varizes são muito comuns na população em geral. Estima-se que cerca de 50% a 60% das mulheres e 30% dos homens tenham varizes, sendo que a incidência aumenta com a idade e com a presença de fatores de risco (sedentarismo, obesidade, hereditariedade, uso de anticoncepcionais orais, gravidez).

As varizes podem se manifestar de diversas formas, desde veias com calibres muito reduzidos, chamadas de vasinhos ou teleangiectasias, até veias de maiores calibres, presentes em casos mais avançados.

As varizes mais finas ou vasinhos incomodam muito as pacientes do ponto de vista estético, porém também podem causar sintomas de dor, peso e queimação, quando muito numerosas.

Já as varizes mais calibrosas, além de causarem dor e inchaço nas pernas, também podem se complicar com feridas (úlceras varicosas) e quadros de trombose em membros inferiores.

O tratamento adequado com profissional angiologista é muito importante para se evitarem os transtornos e as complicações dessa patologia tão comum. Por isso, não deixe de consultar o seu médico vascular.