Novas evidencias na redução do colesterol que beneficiam pacientes com AVC

Estudo mostrou que pacientes com AVC que reduziram e alcançaram meta de 70 mg/dl do colesterol ruim podem ter 25% menos chances de novos acidentes vasculares

Pixabay
(foto: Pixabay)
O estudo Treat stroke to target (TST) publicado recentemente, avaliou os benefícios de se alcançar níveis de colesterol LDL (o chamado colesterol ruim), este que está intimamente relacionado com os processos de aterosclerose levando ao infarto e ao acidente vascular cerebral, menores que 70 mg /dl, na redução do risco cardiovascular em 2.869 pacientes, acometidos recentemente de acidente vascular cerebral isquêmico (derrame cerebral) com estenose de vasos cerebrais ou placas em arco aórtico maiores que 4 mm.

Essa nova análise, restrita aos participantes de língua francesa, comparou os 1.073 pacientes que foram destinados para a meta de LDL menor que 70 mg/dl, com aqueles alocados para a meta de LDL entre 90 e 110 mg /dl. Para o alcance das metas de colesterol, os investigadores utilizaram estatinas em doses de suas escolhas e adicionaram a droga ezetimiba, quando necessário. A finalidade do estudo era descobrir
novos casos (chamado de desfecho primário) de acidente vascular cerebral isquêmico, infarto agudo do miocárdio, novos sintomas de isquemia, seja coronária ou cerebral necessitando de intervenção coronária ou cerebral e morte vascular.

Após seguimento médio de 5,3 anos, os níveis médios de LDL foram de 66 mg /dl, e 96 mg /dl, nos grupos meta intensiva versus menos intensiva respectivamente. Novos casos de acidente vascular cerebral ocorreu em 9,6% e 12,9% dos pacientes respectivamente.

Infarto cerebral ou revascularização das carótidas após uma isquemia cerebral transitória foi reduzido em 27%. Infarto cerebral ou hemorragia intracraniana foi reduzido em 25%. Hemorragias intracranianas ocorreram em 13 e 11 pacientes, respectivamente.

Os autores concluíram, que após o acidente vascular cerebral isquêmico de origem aterosclerótica documentada, alcançar uma meta de LDL COLESTEROL menor que 70 mg/dl, durante 5,3 anos de seguimento, é capaz de reduzir em 25% novos acidentes vasculares.

Na prática clínica diária, temos a oportunidade de ver pacientes, em nossos consultórios não só portadores de acidente vascular cerebral, como pacientes portadores de angina de peito ou mesmo pacientes após muitos anos de cirurgia de ponte de safena serem beneficiados com metas mais agressivas de redução do colesterol ruim. Chamamos isso de prevenção secundária. Nunca devemos esquecer que colesterol alto é doença e que pode se apresentar como morte ou invalidez logo em sua primeira manifestação.

Referencia: Amarenco P, Kim JS, Labreuche J, et al, on behalf of the Treat Stroke to Target Committees and Investigator Centers. Benefit of Targeting a LDL Cholesterol less 70 mg/dl During 5 Years After Ischemic Stroke .Stroke 2020;Feb2020