Cuidado com a saúde para além do calendário de cores mensal

Prevenção e conscientização das doenças em meses específicos não podem diminuir a atenção aos sintomas em qualquer época do ano

Sozavisimost/Pixabay
(foto: Sozavisimost/Pixabay )

Todas as discussões sobre meninos que devem vestir azul e meninas que devem vestir rosa são arcaicas e carregam uma filosofia e conceitos danosos à saúde de toda a população.

Há uma simbologia de coisas que existem somente para homens e outras apenas para mulheres, inclusive comprovado epidemiologicamente como, por exemplo, algumas condições de saúde que são mais frequentes em um dos sexos.

Entretanto, o alvo da discussão é que o cuidado com a saúde é global e deve ser realizado com o mínimo de pré-conceitos e preconceitos possíveis.

O movimento dos meses e cores são grandes exemplos de sucesso nas campanhas para conscientização e cuidado com a saúde, com ênfase em diversos temas.

Novembro é um exemplo importante de evolução dentro da própria campanha, antes associada apenas ao exame da próstata e prevenção do câncer de próstata. O ser humano é complexo e diverso, cabe aos profissionais de saúde entender que, por mais que a formação seja fragmentada e as especialidades também, nós somos unidade que deve ser abordada em conjunto.

O novembro azul deve ser um momento de reflexão e incentivo a acompanhar a saúde, e promover a conscientização do homem que vai muito além da próstata. Já abordamos na nossa coluna “A ilusão do check-up completo: como você pode se prevenir de doenças”  sobre o excesso de exames.

O que defendo é que todos nós precisamos de acompanhamento e vínculo com os profissionais de saúde, isso é muito mais importante que diversos exames, afinal nós tratamos pessoas e não papéis.

É preciso dar a devida atenção à qualidade de vida, alimentação, doenças cardiovasculares, prevenção de infarto, derrame e outras doenças que acometem muito os homens e são responsáveis por eles viverem, em média, oito anos a menos que as mulheres.

Um ponto importante de esclarecer é que uma coisa é a prevenção e o cuidado precoce, outra coisa é ignorar sintomas. Se você apresenta ou conhece alguém que apresente:  dificuldade para urinar, diminuição do jato urinário, necessidade de urinar mais vezes e sangue na urina são sinais de alerta e devem ser investigados.

- Câncer de próstata é o segundo mais comum em homens brasileiros acima de 50 anos. 
- O câncer de próstata  também acomete jovens: homens de 40 a 64 anos são quase 35% dos acometidos.
- Existe tratamento e cura.
- O exame de toque retal tem duração inferior a 10 segundos, não atrapalha em nada a sexualidade e não dói.
- Atividade física está mais uma vez associada à prevenção de doenças no homem, o que inclui doenças cardiovasculares e também o câncer de próstata.

Novamente reforço o que aprendi na minha trajetória de medicina: a idade não é doença, sempre há uma explicação por mais que nós ainda não saibamos. É missão dos profissionais de saúde encontrar os motivos de alteração da qualidade de vida e agravos para oferecer o melhor tratamento, a idade nunca é a explicação.

Tem alguma dúvida, ou gostaria de sugerir um tema? Escreva pra mim: ericksongontijo@gmail.com