Já te recomendaram infiltração articular? Atenção a opções e benefícios

O objetivo de utilizar algum medicamento injetável nas articulações é acelerar o processo de melhora da dor

Nicolas Thomas/Unsplash
(foto: Nicolas Thomas/Unsplash)

Quando buscamos tratamento para doenças articulares do nosso corpo, seja para os membros superiores ou membros inferiores, diversas opções existem. Sempre iniciamos com aqueles tratamentos menos invasivos, em que a fisioterapia, medicação, atividade física regular e repouso/recovery são os primeiros degraus a serem subidos.

Em algumas doenças, como as lesões de cartilagem, a instabilidade ligamentar e a artrose, os tratamentos não invasivos podem demorar muito ou ter resultados insuficientes.

O objetivo de utilizar algum medicamento injetável nas articulações é acelerar o processo de melhora da dor, interromper a atividade pró inflamatória, estimular a cicatrização local e potencializar os efeitos regenerativos locais.

De forma geral, três substâncias são recomendadas e utilizadas com frequência.

A infiltração de corticoide, talvez a mais usada, tem hoje recomendações muito restritas para seu uso. Ela não deve ser usada em tendões, pois pode levar a uma ruptura dos mesmos e, nas articulações, seu uso pode acelerar o desgaste articular, promovendo um alívio de curto prazo com consequências piores que seus benefícios. Mas podemos usar este medicamento em processos inflamatórios focais e sinovites articulares com segurança.

As outras opções de infiltração são o ácido hialurônico e as células tronco (que podem ser retiradas do sangue ou da medula óssea).

Os benefícios desses produtos vão de acordo com o seu tempo de durabilidade e a baixa morbidade causadas nas articulações.

Enquanto o ácido hialurônico tende a durar, em sua primeira utilização, em torno de seis a nove meses, as células tronco, de acordo com estudos recentes, podem ter uma durabilidade de nove a 15 meses, dependendo da forma como foi utilizado e da indicação que foi escolhida.

Já recebeu esta indicação do seu médico? Saiba as melhores opções para uma escolha segura.