Motivação: qual é a sua?

Motivação está relacionada a propósito, satisfação pessoal e valores

Gerd Altmann/Pixabay
(foto: Gerd Altmann/Pixabay)

Em tempos de Olimpíada, observamos o "espírito olímpico" à flor da pele, nos emocionamos e vibramos com a motivação e desejo infinito dos atletas que participam. É incrível como parece que os mais motivados têm mais foco, fazem mais sucesso e geralmente aparentam ser mais "felizes".

Motivação está relacionada ao nosso propósito, à nossa satisfação pessoal e aos nosso valores. Funciona quase como uma pulsão de vida ou de busca, no sentido psíquico.

Sempre é bom lembrar que motivação e ação são diferentes, apesar das duas exigirem metas e objetivos para superar obstáculos.

A melhor maneira de se manter motivado é desenvolvendo a auto responsabilidade, pois é assumindo a responsabilidade pela própria vida e pelas próprias atitudes, que percebemos o quanto as ações e as mudanças dependem apenas de nós mesmos e não do outro ou do ambiente em que convivemos.

Não é difícil perceber que, quando estamos motivados, não desistimos facilmente, vencemos as dificuldades e somos mais perseverantes.

Para a vida em geral, motivação pode ter várias faces: poder, dinheiro, reconhecimento, sucesso, etc, mas um estudo de meta análise de mais de 40 anos de acompanhamento comprovou que as motivações com maiores probabilidades de serem bem toleradas e darem resultados, são as esportivas e as do trabalho.

Quando nos focamos em mesclar trabalho, esporte e família como nossas motivações, pelo menos felizes o estudo descreve que seremos (Psychol Bull. 2014 Jul.)

E vocês? O que te motiva mais?