Equilíbrio da mente do esportista é parte estrutural do DNA de campeão

Com jogo de cintura e assertividade, o manejo do psicológico se torna essencial e leve dentro do contexto esportivo

Pixabay
(foto: Pixabay)

A psicologia do esporte não costuma ser um tratamento. O objetivo é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e de que forma a participação nessas atividades influencia o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar do atleta nesse ambiente.


O estigma do psicólogo dentro do esporte ainda existe, alguns atletas associam a alterações mentais e comportamentais a atuação direta desta área. Mas com jogo de cintura e assertividade, o manejo do psicológico se torna essencial e leve dentro do contexto esportivo. 

A carreira de grandes atletas vencedores ou de times campeões tem sempre uma linha de cuidado mental. O equilibrio comportamental , o foco direto nas atuações do dia a dia e a harmonia fora do campo são parte do todo em trajetória de conquistas.

Trabalhando o mecanismo de motivação o profissional de psicologia esportiva consegue renovar e manter sempre acesa a vontade de competir no esportista. Quando o atleta alimenta tal vontade, inevitavelmente o desempenho melhora e surpreende os adversários.

Para atingir tais objetivos práticos, o profissional de psicologia esportiva normalmente se concentra em 4 aspectos de trabalho com o atleta: 

- Planejamento:
- Cinestesia:
- Concentração:
- e Suporte Emocional.

O planejamento e o conhecimento e a primeira fase de trabalho e uma das principais. É no planejamento que o atleta, psicólogo e treinador definem os objetivos dos trabalhos. É também na fase de planejamento que o alcance do treinamento e os objetivos finais são determinados.

A sensação do movimento - cinestesia - está relacionada com a Inteligência Espacial, e proprioceptivo. Esse conhecimento leva o atleta a lidar melhor com a dor e as demandas físicas constantes. Durante períodos de lesão ou sofrimento físico decorrente dos treinamentos,  o profissional de psicologia esportiva  ajuda a entender e passar melhor por esta fase.

A fase de atuar na concentração é o trabalho de maior profundidade e complexidade, visa trabalhar com o atleta a questão do foco naquilo que é realmente importante. De um modo geral, o nervosismo, provocações dos adversários, vaias da torcida podem influenciar na performance e o atleta já deve ter a sua mente preparada para lutar contra todos os aspectos desfavoráveis e estar forte contra as adversidades.

Por último e não menos importante, o Suporte Emocional, que está diretamente ligado aos seus resultados que serão atingidos. Este trabalho visa manter o atleta sempre equilibrado e humilde no seu comportamento, e em um ambiente familiar harmônico, esse é o comportamento dos verdadeiros vencedores!

O equilíbrio entre mente e corpo são primordiais para o sucesso. Não deixe de buscar o seu melhor!
 
Tem dúvidas ou sugestões? Envie email para danielbaumfeld@gmail.com