Qual tipo de atividade física gasta mais energia?

Dependendo do nosso objetivo, performance versus emagrecimento, algumas dicas podem ajudar a planejar os treinos e atingir a meta mais rápido

Marko Milivojevic/Pixnio
(foto: Marko Milivojevic/Pixnio)


Nada mais confortável do que entender nosso gasto energético e potencial fisico. Que ao menos 180 minutos de atividade semanal é essencial para melhorar o condicionamento físico, além da capacidade cognitiva, não é novidade.

Agora, a ciência se dedica aos estudos dos efeitos de cada atividade no gasto calórico e emagrecimento.

O que nos faz gastar mais energia? Uma corrida de 7km contínuos em moderada intensidade ou treinos de tiro até 4km com alta intensidade? Consideramos alta intensidade aquelas atividades que atingem em média 75% da nossa frequência cardíaca máxima ou que exigem altas taxas de Vo² (consumo de oxigênio).

Evidências científicas demonstram que corridas curtas e rápidas queimam mais, e ainda elevam o gasto calórico no pós-treino (mais que as corridas lentas).

Em um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, foram analisados dados de 1.012 pessoas. Elas compararam os efeitos do treinamento intervalado com exercícios contínuos de intensidade moderada durante pelo menos quatro semanas.

o treinamento intervalado de tiros foi mais efetivo. Na comparação, aqueles que fizeram qualquer tipo de treinamento intervalado perderam cerca de 29% mais peso e obtiveram um maior gasto energético por exercício.

O principal fator responsável é a adaptação metabólica a essa forma de exercício, que estimula a manutenção do gasto energético mesmo após a interrupção da atividade física.

Importante lembrar que a intensidade e desgaste também exigem recuperação corporal. Quando fazemos um treino de velocidade muito forte, idealmente necessitaremos de dois a três dias de recuperação antes de fazer outro, para evitar lesões por sobrecarga ou desgastes musculares.

Treinos de intensidade não estão somente ligados a corridas, podemos usar a mesma ideia para esportes individuais e coletivos. 

Dos esportes individuais, correr e pular cordas sem dúvidas são os mais intensos. Uma hora dessas atividades podem gastar até 800 calorias. E se adaptamos pra treinos de tiros, podemos atingir essa meta calórica em um menor tempo.

Já nos esportes coletivos, futebol e tênis são os mais extenuantes, chegando a 650 calorias. Da mesma forma, o trabalho de intensidade afeta o gasto por tempo de prática esportiva.

Dependendo do nosso objetivo, performance vs emagrecimento, essas dicas podem ajudar a planejar os treinos e atingir nossa meta mais rápido. E lembremos de combinar uma boa dieta e hidratação contínua. Não deixe seu corpo parado, foco na atividade!