Quarta dose de vacina para COVID para imunossuprimidos: há esta orientação?

Até o momento, não há nenhuma recomendação oficial, pelo menos no Brasil, para a quarta dose, inclusive em pacientes transplantados

Carolina Vieira 29/10/2021 06:00

Jair Amaral/EM/D.A Press
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

"Doutora, eu tomei a terceira dose da vacina para COVID-19 e programaram minha quarta dose para dezembro. Está certo isto?"
. Nesta semana, recebi este questionamento de uma paciente oncológica extremamente esclarecida no consultório e me assustei com a informação. Daí resolvi pesquisar e estudar melhor sobre o tema.

Com o avanço da vacinação, a maioria dos pacientes imunossuprimidos já recebeu sua terceira dose. Pacientes imunossuprimidos são aqueles com o sistema imunológico suprimido ou comprometido (pessoas vivendo com HIV com baixa contagem de CD4, pacientes com câncer e pessoas que receberam um transplante, por exemplo). Essas pessoas são menos propensas a responder adequadamente à vacinação após a aplicação do esquema normal e, além disso, correm alto risco de desenvolver formas graves da COVID-19.

Para que as pessoas com alto grau de imunossupressão possam receber a dose adicional, é necessário ter tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias (e não 6 meses). Segundo as orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para a vacinação os usuários nas condições abaixo: imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados; pessoas vivendo com HIV/Aids.

Então, de onde veio a ideia de uma qurata dose? Israel foi o primeiro país a oferecer, oficialmente, uma terceira dose contra a COVID-19. No início de agosto, o país começou a oferecer doses de reforço para a população com mais de 60 anos. Agora, a dose extra está disponível para todos os que se imunizaram, desde que tenham completado o esquema vacinal anterior há pelo menos cinco meses.No combate ao coronavírus SARS-CoV-2, as autoridades de saúde de Israel discutem a questão da vacinação contra a COVID-19, inclusive se preparam para uma possível quarta dose do imunizante.

 

Já no Brasil, representantes do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo estudam a aplicação de uma quarta dose de vacina contra a COVID-19 em pessoas transplantadas. Eles avaliam que a resposta imune apresentada por pacientes transplantados é bem mais baixa do que na população em geral.

Ou seja, até o momento, não há nenhuma recomendação oficial (ao menos no Brasil) para a quarta dose, inclusive em pacientes transplantados. Assim, caso você seja paciente oncológico, acompanhe a programação vacinal não somente para você, mas também para os membros da sua família. Desta forma, você estará mais protegido.