Cuidados para os pacientes com câncer nas festas de final de ano

Pacientes oncológicos, especialmente os que estão em tratamento com imunossupressores, devem redobrar a atenção neste período do ano

Carolina Vieira 31/12/2021 06:00
Pixabay
Procure comemorar o réveillon com poucas pessoas e em locais abertos (foto: Pixabay)


As tradicionais celebrações de fim de ano chegaram e requerem uma atenção maior para quem está em tratamento de câncer. Nesta semana, compartilho com vocês algumas dicas para as celebrações do réveillon dos pacientes oncológicos, especialmente aqueles que estão realizando tratamento imunossupressor:

1- Infelizmente a Covid não acabou. Pacientes em tratamento radioterápico/quimioterápico têm direito a três doses de vacina para COVID-19, sendo que para esta população o intervalo mínimo entre a 2ª e a 3ª dose é de 28 dias. Aproveite as festas somente com seu círculo familiar mais próximo, dê preferência para locais abertos e/ou arejados, não compartilhe copos e talheres.

Garanta que todos os participantes adultos e adolescentes do encontro estejam vacinados e sem sintomas respiratórios. O risco de contrair coronavírus nunca será zero, mesmo após 3 doses, mas algumas medidas podem diminuir este risco.

2- Nas últimas semanas tivemos aumento dos casos de gripe e os pacientes oncológicos também estão mais propensos a ter infecções mais graves. Caso não tenha sido vacinado este ano, vacine-se!

3- Pacientes em tratamento para câncer também podem ter maior sensibilidade gastrointestinal: redobre os cuidados e higienização no preparo e conservação dos alimentos, além de evitar/reduzir ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas. E sendo dezembro um mês muito quente, aumente o consumo de líquidos.

4- Com a mudança dos horários/rotina, pode ser que o paciente se esqueça dos horários de suas medicações domiciliares: é muito importante que a tomada das pílulas/comprimidos de uso contínuo se mantenha de forma regular.

5- Aproveitar o carinho dos entes queridos é muito importante para o bem estar psicológico dos pacientes em tratamento de câncer!