A importância dos exames de prevenção do câncer de próstata

Mais de 65 mil casos de câncer de próstata no Brasil em 2020: a conscientização e a prevenção são azuis

Carolina Vieira 20/11/2020 06:00
Pixabay
(foto: Pixabay)

Pode um mundo mais “colorido” salvar a vida de homens e mulheres? Para refletirmos juntos a respeito, convidei o urologista Adão Lúcio Delgado.

Não sei o que você pensa,  mas é importante que saiba que um mundo mais “colorido” tem levado consciência e esperança de vida às pessoas. 

Como? Ora, órgãos de saúde do mundo todo têm se empenhado há anos em campanhas “coloridas”, que associam as cores aos meses do ano à saúde feminina e masculina, com o objetivo de  conscientizar homens e mulheres da importância de cuidar da vida. 

É fácil imaginar, então, um círculo de cores e meses, pintado de janeiro a dezembro com matizes cromáticas que chamam as pessoas para a importância do cuidado com a própria vida: é branco o mês de janeiro a cuidar da depressão, enquanto o roxo e o laranja associam-se à fevereiro,  convidando todos a pensar na prevenção do Alzheimer e da leucemia.

E por aí vai o colorido do círculo, sempre a pensar nelas - na saúde e na vida. Longe de apenas enumerar patologias – como os dos muitos tipos de câncer, de sangue, útero, colorretal,  mama, próstata e pele – essa  lista colorida põe foco na prevenção e no cuidado. 

Seguindo esse  movimento – em que o que mais vale é a vida de homens e mulheres – chegamos a novembro. E ele é azul. 

No imaginário, a cor azul  nos remete a muitos lugares, mas no círculo de cores e meses, ele é um alerta em pleno ano de 2020: azuis são os quase 66 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, o câncer que mais frequente em homens (excetuando-se os tumores de pele não melanoma).

Os números assustam – embora possam ser considerados como um sinal de que as campanhas possam ter  levado mais pessoas a se conscientizarem para a necessidade de cuidar da sua saúde, por exemplo. 

Uma campanha pela vida está em curso em novembro. Procure um posto de saúde, converse com seu médico sobre as melhores estratégias de prevenção para o câncer de próstata para você. Comece a praticar atividades físicas e se alimentar melhor. Um mundo colorido e azul pode salvar muitas vidas.