Câncer de adulto jovem tem característica genômica e molecular única

Os pesquisadores descobriram várias diferenças entre como os tumores de adultos mais jovens e mais velhos podem responder a diferentes opções de tratamento

Pixabay
Cada tipo de tumor de adulto jovem pode ser distinguido do câncer de início tardio por um conjunto específico de marcas (foto: Pixabay)

O câncer em adolescentes e adultos jovens é cada vez mais reconhecido como uma entidade patológica distinta, devido às especificidades dessa faixa etária que a separam das típicas crianças e adultos.

Isso inclui alguns cânceres que são comuns na faixa etária pediátrica (0–14 anos), outros que são amplamente específicos para adolescentes e adultos jovens (15–39 anos) e um subconjunto de cânceres que são comuns em adultos (≥40 anos).

Os tipos de câncer comuns a outras faixas etárias têm potencialmente diferentes fatores de risco biológico e também comportamento clínico distinto. Portanto, podemos afirmar que nem todos os cânceres  são iguais.

Adultos jovens com diagnóstico de câncer de pele, cólon e outros tipos de câncer frequentes em indivíduos mais velhos também podem exigir tratamentos diferenciados dos indicados para a faixa etária mais idosa.

Essa premissa foi fortemente sugerida por um estudo recentemente publicado e que comparou sistematicamente os genomas de 14 tipos diferentes de câncer que afetam adultos jovens e idosos.

Os resultados, publicados por Lee e colaboradores na prestigiada revista científica Cell Reports, sugerem que várias marcas genéticas podem desempenhar papéis importantes na identificação de opções de tratamento precisas para pacientes adultos jovens com câncer.

Antecedentes e metodologia do estudo

De acordo com pesquisas recentes, as taxas de diagnóstico de câncer em adultos jovens podem estar aumentando. No entanto, como observaram os autores deste estudo, muito do que se sabe sobre o tratamento de vários tipos de câncer baseia-se em estudos de pacientes mais velhos, criando uma aparente lacuna de conhecimento que precisa ser preenchida.

Para resolver isso, os pesquisadores compararam os dados genômicos de 14 tipos diferentes de tumores de 1.757 pacientes adultos com menos de 50 anos com os de 3.608 com mais de 50 anos. Os dados usados %u200B%u200Bforam do Atlas do Genoma do Câncer.

Para cada tumor, os pesquisadores compararam sistematicamente mutações genéticas, alterações cromossômicas, fatores do sistema imunológico do tumor e o potencial de ser tratado com uma terapia anticâncer conhecida. Eles então validaram os resultados usando amostras adicionais do International Cancer Genome Consortium.

No geral, os resultados mostraram que cada tipo de tumor de adulto jovem pode ser distinguido do câncer de início tardio por um conjunto específico de marcas.

Por exemplo, as proporções relativas de mutações bem conhecidas vistas em gliomas de baixo grau mudaram muito com a idade do paciente. Os tumores endometriais de adultos jovens, por outro lado, tendem a ter mais mutações do que os de pacientes mais velhos.

No entanto, houve algumas tendências comuns entre os tipos de câncer. Mais notavelmente, os resultados sugeriram que o sistema imunológico de adultos jovens respondeu de forma diferente à maioria dos tumores.

Isso incluiu respostas de macrófagos e células dendríticas, que são frequentemente exploradas por imunoterapias anticâncer.

Finalmente, os pesquisadores descobriram várias diferenças entre como os tumores de adultos mais jovens e mais velhos podem responder a diferentes opções de tratamento, como medicamentos desenvolvidos contra mutações cancerígenas no gene BRAF.

Aqui, os resultados sugeriram que os medicamentos anti-BRAF podem fornecer opções de tratamento eficazes para uma fração maior de pacientes adultos jovens com câncer de pele do que os mais velhos que têm os mesmos tumores.

Em contraste, pacientes mais velhos com câncer de cólon podem se beneficiar mais das opções de tratamento anti-BRAF do que os mais jovens.