Lábio Leporino em crianças é uma situação comum e tem tratamento

Maioria das fendas lábio-palatinas pode ser reparada com cirurgia plástica, melhorando a capacidade de o paciente comer, falar, ouvir e respirar

Wikimedia commons
(foto: Wikimedia commons)

A fenda lábio-palatina esta entre as malformações congênitas mais comuns que afetam as crianças.

A formação incompleta do lábio superior (fissura) ou do teto da boca (palato) pode ocorrer individualmente ou em conjunto. As condições podem variar em termos de gravidade, podendo incluir um ou ambos os lados da face.

A fenda, ou separação do lábio superior e/ou o céu da boca, ocorre muito precocemente no desenvolvimento do feto. Durante o desenvolvimento fetal, alguns componentes do lábio superior e do céu da boca não se formam normalmente.

A maioria das fendas pode ser reparada por meio de técnicas especializadas de cirurgia plástica, melhorando a capacidade da criança de comer, falar, ouvir e respirar.

É de grande importância para pessoas que têm essa má formação, que seja feito o tratamento adequado, com acompanhamento e tratamento não apenas antes e durante o processo de cirurgia plástica, mas também no pós-cirúrgico, que demanda consultas com diversos médicos e outros especialistas, pois além de estética, a cirurgia é extremamente necessária e torna-se, portanto, uma necessidade a todos os portadores.

Uma lei para garantir a cirurgia da fenda lábio palatal e os tratamentos pós-cirúrgicos, fonoaudiologia, psicologia, ortodontia e demais especialidades necessárias à recuperação desse paciente foi para votada no Senado para garantir ao portador o direito ao tratamento por meio do sistema público de saúde.

A vida de cada criança que é acometida por esse problema pode ser muito mais difícil que uma simples questão estética, porque a malformação influencia diretamente na alimentação, que é de grande importância na vida do ser humano, esperando que o tratamento adequado, bem como acompanhamento, sejam de fácil acesso para todos os necessitados deste tratamento.

 

Se você tem dúvidas ou sugestão de temas, mande para alexandremeira@gmail.com