Conheça manifestações na pele notadas em pacientes com COVID-19

Alterações cutâneas devem servir de alerta, mas a ida ao hospital é necessária apenas em caso de problemas respiratórios relacionados à Covid-19

Paula Santana 02/06/2020 18:49
Reprodução
Covid Toes (dedos Covid) pode se manifestar como lesões roxas nos pés e nas mãos quando o paciente está com coronavírus (foto: Reprodução)
Um estudo realizado por médicos e pesquisadores da Academia Espanhola de Dermatologia e Doenças Venéreas aponta que manifestações na pele podem ser sintomas de infecção pelo novo coronavírus. Os médicos relataram pacientes com erupções similares a geladuras nos pés e nas urticariformes, erupções máculo-populares e livedo-reticularis (necrose por obstrução vascular). As alterações cutâneas devem servir de alerta, mas a ida ao hospital é necessária apenas em casos de problemas respiratórios relacionados à Covid-19.

“Já se tinha conhecimento sobre o que ficou conhecido como Covid Toes (dedos Covid), que se manifesta como lesões roxas nos pés e nas mãos quando o paciente está com COVID-19. Agora, os pesquisadores identificaram mais quatro alterações na pele”, explicou a dermatologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Kédima informou que a Covid Toes aparece em casos menos graves, enquanto o livedo-reticularis geralmente se relaciona a pacientes que tiveram pneumonia, internações hospitalares e necessidade de atendimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

A pesquisa aponta que algumas das manifestações são comuns e podem ter diversas causas. Por isso, os médicos devem ser cuidadosos ao tentarem diagnosticar um paciente com coronavírus a partir de sintomas na pele.

A dermatologista Kédima Nassif explica as características das alterações na pele:
  • Covid toes:  O sintoma costuma aparecer principalmente em jovens e adolescentes, segundo relato de caso publicado no European Journal of Pediatric Dermatology. “Essa população pode ser assintomática ou apresentar sintomas leves com mais frequência do que indivíduos mais velhos, embora haja relatos do problema também em pacientes mais idosos e mais casos precisem ser examinados para determinar qual população é afetada por essa condição”, explica a médica. Segundo ela, outros estudos identificaram que essa vasculite geralmente começa com a aparição de coloração vermelha ou roxa na pele dos dedos, sendo que pode aparecer inchaços ou desenvolver ulcerações. “Esse roxo ou vermelho com inchaço pode aparecer nas pontas dos dedos e nas almofadas das mãos e dos pés, ou na parte superior dos dedos dos pés ou nas laterais dos pés”, afirma a médica. As pessoas com “dedos Covid” podem sentir a pele quente, ardente ou com coceira, além de sentirem dores ao tocar ou caminhar.
  • Erupções vesiculares: Os pesquisadores identificaram essa alteração como de gravidade intermediária, sendo que ela foi notada em 9% dos casos. “Erupções vesiculares são surtos de pequenas bolhas, algumas delas apresentadas no tronco. Eles também podem afetar os membros, podem estar cheios de sangue e tornar-se maiores ou mais espalhados. O estudo associou o aparecimento a pacientes de meia idade, em que a duração média dos sintomas é de 10,4 dias. Em 68% dos casos, uma manifestação comum foi o prurido (coceira)”, informou Kédima.
  • Lesões urticariformes: Elas consistem em áreas de pele rosa ou branca, semelhantes a erupções cutâneas de urtiga, que geralmente causam coceira. “Distribuído principalmente no tronco ou espalhado pelo corpo. Alguns casos estavam nas palmas das mãos. Registradas em 19% dos casos, aparecem em pacientes com sintomas mais graves. A coceira é muito frequente, aparecendo em 92% dos casos”, afirma a dermatologista.
  • Erupções máculo-papulares: Maculopápulas são pequenas, achatadas e elevadas protuberâncias vermelhas. “Em alguns casos, estes foram distribuídos ao redor dos folículos capilares, e também houve graus variados de descamação. Alguns foram descritos como semelhantes à pitiríase rósea, uma condição comum da pele. Manchas de sangue sob a pele também podem estar presentes, na forma de manchas ou pontos em áreas maiores. Essa tipo de manifestação está presente em 47% dos casos e está associado à maior gravidade da Covid-19 (mortalidade de 2% na amostra)”, afirma a médica. A manifestação geralmente aparecia ao mesmo tempo que o restante dos sintomas e a coceira foi muito comum, com prevalência em 57% dos casos.
  • Livedo-reticularis ou necrose por obstrução vascular: Presente em 6% dos casos, Livedo é uma condição em que a circulação nos vasos sanguíneos da pele é prejudicada. “Isso faz com que a pele tenha uma aparência vermelha ou azul manchada com um padrão retiforme (em forma de rede). Necrose refere-se à morte prematura do tecido da pele. Esses pacientes apresentaram diferentes graus de lesões sugerindo doença vascular oclusiva, onde ocorre um estreitamento ou bloqueio de artérias, limitando o fluxo sanguíneo para certas áreas do corpo (neste caso, o tronco ou as extremidades).” Essa alteração está associada a pacientes idosos com doença mais grave (10% de mortalidade). “No entanto, as manifestações do Covid-19 nesse grupo foram mais variáveis, incluindo livedo transitório, com alguns sofrendo Covid-19 que não exigiram hospitalização”, afirma a médica.