HIIT: pesquisa mostra qual é o treinamento adequado para melhorar forma física

Grupo de homens e mulheres sedentários foi submetido por seis semanas a uma série de exercícios com tempo e intervalo diferentes para avaliar resultados

mcasyuma.marines.mil
(foto: mcasyuma.marines.mil)

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é eficaz para melhorar a forma física apenas quando realizado em intervalos de 60 segundos, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Liverpool, na Inglaterra.
 
Atualmente, 40% das pessoas não atendem às diretrizes de atividade física sugeridas, e a falta de tempo é citada como a barreira mais comum.

HIIT (high intensity interval training) significa uma explosão rápida (de 20 a 90 segundos) de exercícios de alta intensidade e é uma alternativa eficiente que vem ganhando espaço porque se livra de barreiras como tempo e dinheiro necessários para ir a uma academia.

Pesquisadores compararam dois protocolos de HIIT (60HIIT e 30HIIT), realizados por seis semanas, três vezes por semana, em uma amostra de 26 homens e mulheres previamente sedentários. 60HIIT significa 6-10 intervalos de 60 segundos com 60 segundos de descanso, enquanto 30HIIT significa 4-8 intervalos de 30 segundos com 120 segundos de descanso.

 

                       Leia também: existem exercícios físicos que envelhecem?
          E mais: aós ter três filhos, mãe adota nova rotina e emagrece 20kg sem academia


Eles acompanharam a adesão e a intensidade do treinamento remotamente, por um monitor de frequência cardíaca que alimentava as informações com uso de um aplicativo móvel.

Os pesquisadores analisaram três parâmetros de condicionamento físico: capacidade aeróbia, rigidez das artérias e composição corporal (ou seja, quanto músculo e gordura possuíam) durante as seis semanas de HIIT.

A capacidade aeróbia aumentou após seis semanas de 60HIIT, mas não houve diferença para 30HIIT em nenhum dos três parâmetros. Isso significa que o 60HIIT deve ser usado ao invés de 30HIIT, porque o primeiro melhora a aptidão, enquanto o segundo não.

mcasyuma.marines.mil
(foto: mcasyuma.marines.mil)
 

 

Para que as pessoas tirem o máximo proveito do HIIT, que pode ser a resposta para as dificuldades de pagamento e acesso a uma academia, precisamos acertar o tempo. A pesquisa mostrou o quanto isso é importante, porque descobrimos que intervalos de 30 segundos com 120 segundos de descanso significaram que os batimentos cardíacos dos participantes não ficaram altos. 120 segundos é tempo demais para descansar!

Está com o tempo curto? Faça HIIT mas não deixe de fazer atividades aeróbias.

 

Se você ficou com alguma dúvida ou tem perguntas, mande pra mim: silviomusman@yahoo.com.br

 

Dr.Silvio Musman, médico especialista em pneumologia, medicina do sono e do exercício.