Até 80% dos acidentes podem ser prevenidos

Comemorações do fim de ano podem ser saudáveis se cuidados importantes forem tomados para evitar acidentes e traumas para toda a vida

CBMMG
(foto: CBMMG)

A animação já toma conta das pessoas que planejam passar as celebrações de fim de ano viajando. Longas horas na estrada costumam ser compensadas pelo enorme prazer trazido pelas festividades, que, muitas vezes, são regadas a churrasco e fogos de artifício. Mas nem tudo é festa, fica o alerta. Trata-se de um período com índices altos de acidentes, provocados, na maioria das vezes, pela imprudência das pessoas.

No trânsito, atenção é primordial. O motorista precisa aderir à direção defensiva para evitar qualquer tipo de imprevisto. Atente para cuidados essenciais que o motorista deve ter com ele mesmo e com outras pessoas no veículo ou nas ruas e estradas:

- Manter a velocidade indicada nas placas;
- Usar cinto de segurança;
- Não usar telefone celular enquanto estiver dirigindo;
- Não ingerir bebida alcoólica;
- Não dirigir por muitas horas sem fazer paradas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, oito pessoas morreram nas estradas federais de Minas Gerais entre 28 de dezembro de 2018 a 1º de janeiro de 2019. Foram 147 acidentes nesses trechos federais e 213 feridos. Mais de 5,7 mil carros foram multados por excesso de velocidade registrado por radares. Outros 485 foram multados por ultrapassagens proibidas.

 

          Leia também: feriado de 15 de novembro teve 33 mortes nas rodovias mineiras

 

PxHere
(foto: PxHere)
 

 

Já os fogos de artifício, muito usados nas festas de Ano Novo, podem causar queimaduras graves e até levar à morte. Para evitar tais desastres, a maior recomendação é a prevenção. Não chegue perto de locais que estão estourando foguetes, não os manuseie perto de crianças e aglomerações de pessoas, cheque a validade e não utilize um artefato das festas de junho, por exemplo, que tenha sido guardado em condições impróprias.


Até 80% dos acidentes poderiam ser evitados se as pessoas tivessem consciência da devida precaução. Inclusive, essa disciplina deveria ser ensinada nas escolas, para inserirmos tais valores na cultura do brasileiro desde crianças.

O melhor remédio sempre será a prevenção. Nunca esqueça disso. Após o trauma, não adianta lamentar sobre o que poderia e deveria ter sido evitado.

Você tem dúvidas sobre cirurgias plásticas? Mande pra mim: alexandremeira@gmail.com