Saiba quais são os impactos da cirurgia plástica na autoestima

Beleza ideal e plena não existe; sonhar com rostos e corpos perfeitos de famosos é armadilha perigosa para quem está infeliz com a própria aparência

Letra Comunicação/Divulgação
(foto: Letra Comunicação/Divulgação)

Acreditamos que, no mundo globalizado, em que redes e mídias sociais proliferam de forma desenfreada a publicação de imagens de pessoas e corpos considerados perfeitos se tornam o desejo de grande parte da população mundial.

Muitas vezes, esse padrão de beleza passa a ser uma exigência em nosso meio, criando a ideia de que precisamos nos adequar a isso para que sejamos aceitos.

Isso é algo que está diretamente relacionado à nossa cultura. Esse padrão exigido, principalmente pelos veículos de comunicação, com uma predefinição do que é belo, pode trazer armadilhas bem perigosas. Se a pessoa não souber lidar com tantas informações, é bem provável que acabe desenvolvendo grande insegurança, além de ter a autoestima prejudicada. Tal cenário impacta diretamente na área profissional, pessoal, e até conjugal.

Não existe beleza ideal e plena. Ela pertence a cada um e é singular, respeitando a harmonia e características específicas de cada indivíduo. Desta forma, as pessoas que procuram um cirurgião plástico, com desejo de se inspirar em artistas famosos, devem ter muito cuidado. Elas podem estar fadadas ao insucesso dos procedimentos estéticos, na medida em que o resultado sonhado não corresponda a seu próprio biotipo.

Para se evitar tais contratempos, é recomendado que esses pacientes tenham uma conversa franca com o cirurgião plástico. É processo crucial para que essa pessoa saiba sobre as reais possibilidades de tratamentos, além das limitações que possam existir em cada caso. O indivíduo deve mostrar ao médico quais são seus sonhos e anseios, e ouvir dele quais as reais possibilidades ou não em se atingir o objetivo. É bom lembrar ainda que absolutamente nenhum resultado de cirurgia ou procedimento estético poderá ser replicado de uma para outra pessoa com absoluta chance de sucesso.

O Cirurgião Plástico desempenha um papel de extrema importância nesses casos.

 

Profissionais que detêm uma formação séria e responsável precisam ter o registro de especialidade no Conselho Regional de Medicina (o Registro de Qualificação de Especialista poderá ser pesquisado no site do CRM).

Além disso, ele deverá ser associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, uma entidade afiliada da Associação Médica Brasileira, que é a responsável pela formação e titulação do especialista em Cirurgia Plástica.

 

Quer tirar dúvidas sobre cirurgias plásticas? Fale comigo: alexandremeira@gmail.com