Cirurgia de correção de cicatriz pode melhorar a autoestima

O procedimento é indicado para indivíduos que, além de insatisfeitos, são fisicamente saudáveis, não fumam e têm expectativas realistas sobre resultados

engin akyurt/Pixabay
(foto: engin akyurt/Pixabay)

Os sinais visíveis que permanecem após uma ferida ser cicatrizada podem trazer incômodos indesejáveis. As cicatrizes são o resultado de uma lesão ou cirurgia, que possuem desenvolvimento, muitas vezes, indesejável. É importante ressaltar ainda que mesmo uma ferida com boa cicatrização pode resultar em uma marca de aparência precária, não há como prever de forma precisa.

O processo de cicatrização é influenciado por inúmeros fatores: idade do paciente, estado nutricional (indivíduos mal nutridos têm dificuldade em formar cicatriz pela ausência de certas proteínas, metais e vitaminas importantes para a síntese de colágeno); estado imunológico (a imunidade baixa prolonga a fase inflamatória e predispõe a ocorrência de infecções); diabetes (a síntese do colágeno está diminuída, assim como a oxigenação local); uso de medicamentos (sobretudo esteroides que retardam e alteram a cicatrização); realização de quimioterapia (leva à neutropenia, predispondo à infecção); tabagismo (a nicotina induz à redução da oxigenação dos tecidos).

Por se tratar de uma questão que incomoda muitas pessoas, a cirurgia de correção de cicatriz pode ser uma excelente alternativa, pois ameniza seu aspecto e traz mais segurançaautoestima ao paciente. O procedimento é indicado para indivíduos que, além de insatisfeitos, são fisicamente saudáveis, não fumam, têm uma perspectiva positiva e expectativas realistas sobre resultados, além de não terem acne ativa ou demais doenças de pele, principalmente na área a ser tratada.

Bastante comum após qualquer procedimento cirúrgico, o paciente pode notar inchaço e vermelhidão do local. Por isso, o resultado do procedimento começa a ser visto apenas após algumas semanas, e a total cicatrização pode levar até um ano, um ano e meio. No período de recuperação, é recomendado evitar atividades físicas intensas por 30 dias, não se expor excessivamente ao sol, e nunca se esquecer de usar o filtro solar, mesmo após a completa cicatrização;

Além disso, para auxiliar numa cicatrização ideal, evitando que a cicatriz volte a ficar feia, o especialista responsável pode recomendar outros tratamentos tópicos, como aplicar placas de silicone, massagear com cremes ou gel hidratantes ou fazer curativos compressivos.

Dependendo do estado e da fase da cicatrização, outros tratamentos mais modernos, usando o peeling, luz pulsada ou laser de CO2 poderão ser usados. Essas indicações devem ser individualizadas e determinadas pelo especialista que acompanha o paciente.

No caso de queloides mais intensos, a radioterapia ou betaterapia imediata à cirurgia para correção da cicatriz poderá ser indicada.

Apesar da correção da cicatriz ter o objetivo de proporcionar resultado estético mais agradável ou melhorar a aparência de sinais com má cicatrização, o paciente precisa entender que nenhuma cicatriz pode ser totalmente apagada com cirurgia ou qualquer outro procedimento.

Isto vale também para as tatuagens, que falaremos em outra oportunidade.