Pessoas com diabetes tipo 2 tem expectativa de vida menor que a média nacional

Redução é de 6 a 7 anos; a doença é fator de risco cardiovascular e renal e atinge milhões de pessoas no país

PXHere
(foto: PXHere)

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. Estima-se em 350.000 mil mortes por ano.

O Diabetes Mellitus tipo 2 (aquele que não é dependente de insulina) é um fator de risco cardiovascular e renal prevalente no nosso país, acometendo 13 milhões de pessoas, sendo que mais de 70% dos casos não estão sob controle.

Consideramos o diabetes tipo 2 uma doença de características eminentemente vasculares, com dano severo em todos territórios. A doença cardiovascular se manifesta de forma precoce, grave e também com danos ao funcionamento dos rins, levando ao aumento do risco nesses pacientes com diagnóstico de doença renal.

A expectativa de vida é diminuída, em torno de 6 a 7 anos, quando comparada com um indivíduo da mesma idade sem diabetes mellitus.

O risco relativo de morte devido a eventos cardiovasculares em pessoas com diabetes tipo 2 é três vezes maior do que na população em geral. A prevalência de doença renal do diabético é alta sendo que 1 em cada 3 diabéticos irá desenvolver doença renal crônica.

A incidência de doença renal crônica em pacientes com diabetes é quatro vezes maior que naqueles sem diabetes. As sociedades de cardiologia de todo o mundo já consideram a doença renal crônica como um fator de risco tão importante quanto é a hipertensão arterial ou o colesterol elevado.

Quando a hipertensão arterial se associa com o diabetes, o risco de doença cardiovascular é aumentado em 75%. Hoje o tratamento do diabetes tem evoluído muito com o uso de novas drogas que protegem o sistema vascular (vasos sanguíneos) e o rim e controlam melhor a glicose e a glicohemoglobina.

Devemos manejar adequadamente a glicemia, o colesterol elevado, a hipertensão arterial, desencorajar o tabagismo e adotar uma dieta saudável com ênfase na ingestão de legumes, vegetais, frutas, nozes, peixes e grãos integrais. A atividade física também é importante como promoção de saúde cardiovascular, com 150 minutos por semana de maneira moderada.

Drogas que controlam a hipertensão arterial têm uma ação de proteção renal com retardo no desenvolvimento da insuficiência renal.

Se você é paciente diabético e quer reduzir a carga da doença vascular e renal, visite regularmente o seu médico.


Você tem dúvidas? Fale comigo:

evandrocardiol@gmail.com