Descubra o que é a Medicina P4

Processo envolve mais ativamente o paciente, desde o diagnóstico até as melhores opções terapêuticas

Divulgação
(foto: Divulgação)
No ano de 1928, meu avô, Boruch Musman, desembarcava no Brasil, vindo da Polônia, em busca de uma vida melhor para si e para sua família.

Instalou-se em definitivo em Belo Horizonte, onde conseguiu exercer sua atividade profissional de alfaiate, numa época em que as roupas eram feitas especificamente para o tamanho e características corporais de cada indivíduo. Durante anos foi assim até que começaram a surgir as confecções que passaram a fazer roupas seguindo a lógica do “um modelo veste todos”.

Faço essa introdução não apenas para homenagear os imigrantes que ajudaram a construir nossa Belo Horizonte, mas para traçar um paralelo com as mudanças na medicina e no seu exercício.

Por muito tempo, todas as pessoas diagnosticadas com uma mesma doença eram tratadas de maneira semelhante, nem sempre obtendo os mesmos resultados. Certamente muita gente melhorou e se beneficiou com as inovações da medicina, mas um grupo significativo não.

"Nasce dessa revolução o conceito da medicina de precisão, que derruba a lógica do 'um modelo veste todos' e resgata uma medicina personalizada, que busca classificar as pessoas com uma mesma doença de acordo com sua assinatura biológica"


Vivemos uma era de rápida transformação no manejo das informações e isso tem impactado de forma intensa na medicina.

Mega-arquivos eletrônicos de prontuários médicos, inteligência artificial e máquinas que aprendem têm revolucionado nossa maneira de enxergar o ser humano e suas patologias.

Nasce dessa revolução o conceito da medicina de precisão que, a exemplo do que abordei no início deste artigo, derruba a lógica do “um modelo veste todos” e resgata uma medicina personalizada, que busca classificar as pessoas com uma mesma doença de acordo com sua assinatura biológica, através de marcadores e preditores genéticos em interação com os fatores ambientais com grandes consequências no resultado dos tratamentos.

A chamada Medicina P4 ganha vez com sua capacidade de Predizer, Prevenir, Personalizar e fazer o paciente Participar mais ativamente em todo processo desde o diagnóstico até a escolha das melhores opções terapêuticas.

Convido a todos para me acompanharem nas edições seguintes para conhecermos mais detalhadamente de que maneira esse novo modelo de entender a medicina irá impactar na pneumologia, medicina do sono e medicina do exercício, minhas áreas de atuação.

Eu sou Silvio Musman, médico e mestre em clínica médica. 
 
silviomusman@yahoo.com.br