Endocrinologia e a "magia" dos hormônios: afinal, o que é isso?

Especialidade médica vai além do que muitos acham ser apenas o "médico de regime" e cuida da produção excessiva ou insuficiente dos hormônios no organismo

Pixabay
(foto: Pixabay)

Após um convite que me deixou bastante honrado, venho participar deste importante espaço de comunicação sobre temas de saúde.

Com esse convite vem embutida a grande responsabilidade de trazer semanalmente informação de qualidade e de forma responsável, com abordagem ética sobre os assuntos médicos de interesse para os leitores.

Venho aqui com a intenção de focar especialmente nos temas relativos à minha área de atuação, a endocrinologia, que já exerço há mais de 30 anos.

Mas, afinal, o que são na verdade a endocrinologia e a “magia” dos hormônios que tanto fascina o imaginário das pessoas?

Começando pelo significado da palavra, já podemos ter uma ideia preliminar, sendo grega a origem do termo endocrinologia (endós + krino logia) e que, em tradução livre, refere-se ao estudo de secreção interna das glândulas endócrinas que produzem vários tipos de hormônios e que após serem secretadas na corrente sanguínea vão agir em vários outros tecidos corporais.

Essas glândulas endócrinas se distinguem de outros tipos de glândulas chamadas de exócrinas (salivares, sudoríparas, lacrimais, mamárias), que, através de um ducto, eliminam as substâncias produzidas (saliva, suor, lágrima, leite) mas não produzem hormônios.

No senso comum, é frequente na população leiga a confusão entre os tipos de glândulas citadas. O médico endocrinologista, portanto, atua nas doenças que acometem as glândulas endócrinas e suas repercussões na saúde das pessoas, em decorrência da produção excessiva ou insuficiente de hormônios de glândulas especificas que levam a quadros clínicos bem característicos.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), afiliada à Associação Médica Brasileira (AMB), é o órgão regulamentador da especialidade médica. Ainda por desconhecimento, há muitos anos as pessoas também costumam de forma reducionista considerar o médico desta especialidade como “médico de regime”.

Sabemos da importância da epidemia de obesidade na saúde pública mundial e suas repercussões e esta é uma condição clínica que diretamente diz respeito à nossa especialidade, em conjunto com abordagem multidisciplinar.

Entretanto, devemos destacar que a área de atuação do endocrinologista não se resume apenas a essa patologia e tem ainda um amplo espectro de atuação em doenças como diabetes, lípides, distúrbios de crescimento e puberdade, doenças de tireóide, hipófise, adrenais, doenças osteo-metabólicas.

Sendo assim, espero poder neste espaço abordar de maneira mais abrangente os temas relacionados a estas condições. Te espero aqui nas próximas semanas.

 

arnaldoschainberg@terra.com.br