Faculdade oferece tratamento odontológico gratuito

Áreas de cirurgia, laser terapia e periodontal, entre outras, são contempladas. Expectativa da clínica é realizar 200 atendimentos por semana, totalmente sem custos. Moradores de qualquer bairro podem se cadastrar

por Estado de Minas 07/08/2019 11:59
Maykel Douglas/divulgação
Tratamento odontológico gratuito (foto: Maykel Douglas/divulgação)
Com o orçamento apertado, muita gente acaba adiando a visita ao dentista. Oportunidade para colocar a saúde bucal em dia sem gastar nada vem da nova clínica de odontologia do UniBH. Localizada no câmpus Buritis e já em funcionamento, a unidade oferece atendimento 100% gratuito para a população. Os serviços prestados abrangem as áreas de cirurgia, laser terapia, raspagem, limpeza, periodontal (gengiva), restaurações, radiografia e tratamentos preventivos. A partir de setembro, será oferecido também o serviço de odontopediatria.  “A clínica vem integrar o conceito de Câmpus Aberto, em que a Instituição abre as portas para suprir as necessidades da comunidade”, explica a diretora do câmpus Buritis do Uni-BH, Cinthia Rocha.
 
 
O objetivo do centro universitário é aliar o acesso à saúde bucal da população ao desenvolvimento dos futuros profissionais. Os atendimentos são realizados por alunos que cursam odontologia e com a supervisão direta de professores. Segundo o UniBH, a comunidade da Região Oeste e de qualquer outra parte da cidade pode se cadastrar. A previsão é que a clínica realize cerca de 200 atendimentos por semana. 

 

Tecnologia de ponta

 
A tecnologia empregada nos tratamentos é apontada como um dos diferenciais da clínica odontológica. “Investimos em aparelhos de última geração para oferecer o melhor tratamento e experiência para todos os envolvidos”, destaca Carolina Dolabela Leal,  coordenadora do curso.
 
Entre eles, ela lista a radiologia digital, tecnologia que facilita a geração do resultado do raio-X, trazendo mais agilidade e sustentabilidade, uma vez que é gerado um arquivo digital e não mais feita a impressão em filme ou papel.
 
Outro exemplo é o scanner intraoral, que ajuda na produção de próteses para restauração dentária, permitindo que o processo de moldagem da peça seja mais rápido e seguro. Segundo Carolina, haverá ainda um microscópio endodôntico que contribui para diminuir o insucesso no tratamento de canal, e um centro cirúrgico para procedimentos de maior complexidade e controle de infecções.
 

Acesso 

 

A coordenadora ressalta que o atendimento de odontologia tem por natureza um preço alto no mercado, principalmente, quando é aliado a tantas tecnologias.

 
Entretanto, no UniBH, os atendimentos serão feitos de graça. “Entendemos que nosso papel aqui é o de formar profissionais qualificados para o mercado e, ao mesmo tempo, oferecer o melhor serviço à comunidade. Por isso, nosso foco é na experiência, tanto do aluno quanto do paciente”, explica Carolina.  

Ainda de acordo com a coordenadora, essa experiência acumulada pelos estudantes ao longo do período de formação contribuirá para a sua qualificação e futura inserção no mercado de trabalho. “Os nossos estudantes poderão acessar a clínica e desenvolver atividades acadêmicas e práticas, desde o começo do curso. Isso vai aumentar muito a vivência e a experiência deles dentro do universo da odontologia e ajudar a encontrar a área de afinidade na profissão”, pontua.

Os interessados podem agendar sua consulta mediante cadastro no posto de saúde da Região Oeste, por meio do telefone (31) 3319-9344 ou direto no setor de triagem da própria clínica. Confira:

Clínica de Odontologia UniBH
Endereço: Câmpus Buritis - Prédio Veredas 2 (Av. Mário Werneck, 1.685)
Dias e horários de atendimento:
- Segunda-feira: das 7h40 às 11h15/das 19h às 22h35
- Terça-feira: das 9h35 às 13h10
Marcação de consulta:
- mediante cadastro no posto de saúde da região Oeste
- pelo telefone (31) 3319-9344
- direto no setor de triagem da própria clínica