'Vamos jantar e falar sobre a morte?'

Iniciativa mundial já conta com mais de 100 mil edições, realizadas em mais de 30 países. Organizadora do evento em BH garante que o programa é inspirador e alto-astral

por Laura Valente 29/05/2019 13:51
inFINITO/divulgação
Iniciativa Vamos falar sobre a morte? objetiva desmistificar tabu (foto: inFINITO/divulgação)
Um texto inusitado convida para evento agendado em BH, aberto ao público em geral e que teve todos os ingressos disponíveis esgotados.  Apesar de causar certa estranheza, a iniciativa Vamos jantar e falar sobre a morte? faz parte de um movimento mundial, com mais de 100 mil edições já realizadas em 30 países. Na capital mineira, a anfitriã é a psicóloga Luciana Rocha, especialista em luto, suicídio e cuidados paliativos.  “O objetivo do projeto, trazido para o Brasil pela plataforma inFINITO (saiba mais na página), é desmistificar a morte, um assunto tabu apesar de ser a única certeza que temos ao longo da existência”, justifica. 
O jantar, realizado em um restaurante italiano da cidade, segue os moldes tradicionais, com serviço de entrada, prato principal e sobremesa.  Ao todo, 25 convites foram disponibilizados. Segundo Luciana, os participantes têm perfil variado. “Há profissionais da área de saúde e cuidados paliativos,  além de pessoas que simplesmente se interessam pelo tema.  A adesão foi imediata e muitos que ficaram de fora demonstraram interesse em participar em uma próxima oportunidade”, revela a psicóloga.

Bate-papo Luciana conheceu a iniciativa em São Paulo (SP), já participou de algumas edições, e acredita no potencial positivo do projeto.  “Somos convictos de que, quando temos medo da morte e a negamos, só estamos criando um problema para a nossa existência. Assim, partimos da ideia de que quando aceitamos a finitude, falamos sobre anseios, medos, expectativas e desejos, passamos a viver melhor e a nos preparar para a nossa a morte e a partida de entes queridos com mais tranquilidade.”

Arquivo pessoal/reprodução
(foto: Arquivo pessoal/reprodução)
O programa é conduzido pela anfitriã e não envolve a abordagem de crenças religiosas. “Trata-se de um bate-papo esclarecedor, em que abordamos aspectos referentes a um momento que faz parte da vida de todos nós. Na conversa, abrimos espaço para o diálogo e apresentamos caminhos possíveis para uma finitude digna, o que impacta na qualidade de vida, na jornada individual de cada sujeito.”  

Expectativas Em experiências anteriores, a psicóloga afirma que os participantes, chamados por ela de sobreviventes,  saem “mais vivos do que nunca” do jantar. E justifica: “Ao falarmos da morte, ressignificamos a vida. Negar a morte faz com que muitas vezes negligenciemos a nós mesmos, como se tivéssemos todo o tempo do mundo para fazer as coisas, adiando sonhos, perdendo de vista àquilo em que realmente acreditamos”. 
               
A psicóloga acrescenta  que a iniciativa tende a ajudar o participante a projetar um fim de vida com mais dignidade. “Ao falar da morte, de como gostaria de morrer, aonde, o que fazer diante de uma doença crônica, até onde pretende chegar,  a pessoa se posiciona como responsável por sua morte, assim como o é em relação a vida.”  

Por fim, Luciana afirma que dialogar sobre o tema, por si só, já representa uma quebra de tabu e abre espaço para novas posturas diante da vida.  “Falar sobre a morte, e se conscientizar do fato de que ela vai ocorrer para todo mundo e que pode ser a qualquer hora, faz com que a gente demonstre mais nossos sentimentos, busque mais o que quer, seja mais autêntico.  Proporciona uma qualidade de vida melhor e nos faz dar importância para o que realmente faz sentido.”


Conheça Tom Almeida, autor da plataforma que trouxe a iniciativa Vamos jantar e falar sobre a morte para o país

Como você conheceu a iniciativa de promover jantares que falam sobre a morte?

Por conta de algumas experiências pessoais com a morte, entendi que o tema era um grande tabu e não falar sobre isso só tornava esse momento ainda mais dificil. Assim, fundei o movimento inFINITO, que promove encontros e experiências para falar sobre a morte.

No meio desse processo, descobri que este é um movimento global, da boa morte, e fui me conectando com as iniciativas pelo mundo. Uma delas foi o Death Over Dinner – A Morte no Jantar. Entrei em contato e disse que gostaria de traduzir a plataforma para o português, e o Michael Hebb, o fundador do projeto, adorou a ideia, tanto que esteve no Brasil no ano passado para o lançamento da versão brasileira www.amortenojantar.com.br.

Quando realizou o primeiro jantar no Brasil? Como tem sido a adesão ao convite?

Foi no início de 2018. Desde então, todos os jantares que promovo têm reservas esgotadas.

Por que levar à mesa um tema tão pouco falado?

Porque a mesa é um espaço de comunhão, de conexão e que favorece o diálogo. 

É mesmo possível desmistificar o tema morte?

Sim, é possível. Em diferentes culturas e religiões, pensar e meditar sobre a nossa própria finitude é um processo de autoconhecimento e de conexão humana. Entender que somos finitos nos faz valorizar a vida. 

Em que medida a iniciativa é inspiradora?

A morte e o morrer é um dos assuntos de maior vanguarda no mundo hoje. Promovemos reflexões nunca feitas antes que nos remetem a pensar nas pessoas que amamos e nas relações que mais nos importam.  

Qual é a repercussão entre os convivas?

É sempre muito positiva. Ao final de cada jantar tiramos uma foto do grupo para celebrar e todos saem com um grande sorriso no rosto. Ficam inspirados a repensar como estão vivendo e se existe algo que gostariam de mudar para que não se arrependam mais tarde.