Você sabe o que é nictúria?

Vontade de fazer xixi várias vezes à noite não consiste em doença, mas pode indicar que algo não está funcionando como deveria

por Ailim Cabral 14/09/2016 13:00
O nefrologista e vice-presidente da Regional do Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Alexandre Cabral, explica que o número de vezes que uma pessoa precisa se levantar para urinar durante a noite pode ser sinal de uma patologia chamada nictúria, ou noctúria. No entanto, o número de visitas ao banheiro, no meio da madrugada, necessário para determinar o quadro, é variável. “Cada referência apresenta uma quantidade diferente. Algumas dizem que são duas ou mais, mas é complicado cravar um número específico, pois isso pode dar margem para erro”, explica o especialista.

A nictúria pode ser resultado de uma série de problemas de saúde, mas também pode surgir como consequência de alguns hábitos, como beber muitos líquidos durante a noite ou consumir muita cafeína no período noturno. Também pode ser efeito colateral de algum medicamento ou mesmo resultado do hábito de quem costuma acordar muito à noite e aproveita para fazer xixi. Alexandre indica que, quando o hábito começa a atrapalhar o sono e incomoda o paciente, é preciso fazer uma investigação médica aprofundada, para descartar todas as complicações de saúde que podem ser a causa da nictúria.

Valdo Virgo / CB / D.A Press
Clique na imagem para ampliá-a (foto: Valdo Virgo / CB / D.A Press)