Veja mitos e verdades sobre a saúde dos cabelos

Estado de Minas 13/06/2016 13:21
UNIMED RN/REPRODUÇÃO
(foto: UNIMED RN/REPRODUÇÃO)
Os cabelos são a moldura do rosto e, mais que aumentar a autoestima, manter as madeixas fortes e bem tratadas faz bem para a saúde. Para manter os cuidados diários com os fios, a médica e especialista em transplante capilar Cristiane Câmara Alves aponta os mitos e verdades sobre a saúde capilar:

» O uso de boné ou chapéu faz cair os cabelos?
Mito. O uso de boné ou chapéu não faz os cabelos caírem, mas pode agravar doenças, como dermatite seborreica (caspa), em pessoas que os utilizam por longos períodos, todos os dias.

» Estresse pode causar queda de cabelo?
Verdade. Depois de traumas emocionais ou físicos, pós-parto, interrupção do uso de pílula ou de reposição hormonal, infecções, doenças da tireoide, deficiências nutricionais ou dietas muito restritivas, pode ocorrer uma queda intensa de cabelo, chamada eflúvio telógeno.

» O cabelo acostuma com um mesmo shampoo?
Mito. A verdade é que os produtos deixam resíduos e há cabelos que se adaptam melhor a algumas substâncias que podem estar presentes em outros shampoos. Quando o produto é trocado, os resíduos deixados pelo anterior são eliminados, melhorando o aspecto do cabelo.

» Secadores e chapinhas são mesmo vilões para os fios?
Verdade. Se usados com muita frequência, eles podem causar danos térmicos aos fios do cabelo, provocando a perda de brilho e ressecamento.

None

Qualidade de vida da mulher
Durante dois anos, a professora Izabela dos Santos Mendes trabalhou no desenvolvimento de um tratamento fisioterápico voltado para mulheres que tiveram câncer de mama e passaram por mastectomia parcial ou total. A proposta foi a realização de terapia por meio de manta vibratória e de protocolos de fisioterapia realizados por um game, desenvolvido em parceria com a Universidade de Uberlândia. Com a ajuda da plataforma, a paciente interage aos comandos mostrados na tela, com diferentes graus de dificuldade e sob orientação do fisioterapeutas. Os resultados de testes em voluntárias mostraram atenuação do limiar de dor, redução do linfedema, aumento da amplitude de movimento e melhora da qualidade de vida de todas as voluntárias.

Tendências e Estilos/Reprodução
(foto: Tendências e Estilos/Reprodução)

Novidades no mercado
A micropigmentação de sobrancelhas é sucesso desde que foi lançada no mercado. E há modalidades que muita gente desconhece: a sobrancelha 3D e a esfumada. Mayara Souza Pinto, gerente-geral do Estúdio das Sobrancelhas by Fabiane Pinheiro, explica que a sobrancelha 3D é uma técnica nova que tem como diferencial o uso de vários tons de pigmento para dar perspectiva ao fio, fazendo com que o resultado seja o mais natural possível. A indicação é feita àquelas pessoas que adquiriram falhas no desenho dos pelos por mau uso da pinça. A outra técnica, esfumada, é destinada a quem tem poucas falhas. Ela cria um efeito sombreado e natural, contornando a sobrancelha com o pigmento, que também é esfumado por toda a superfície do desenho.

Reiki nível 1
A Associação Universidade da Paz de Minas Gerais (Unipaz-MG) promove no dia 18, das 8h30 às 17h30, o curso de iniciação do reiki nível 1, a ser ministrado pela mestre em reiki Luzia Helena Soares Cotta. A técnica é baseada na canalização da energia vital, transmitida por meio da imposição das mãos, visando restabelecer o equilíbrio energético vital. Será na sede da Unipaz, na Rua Bernardo Guimarães, 3.101/202, no Barro Preto. Mais informações e inscrições pelo telefone (31) 2511-1404 e no site www.unipazmg.org.br

Congressos em Ouro Preto
Entre os dias 16 e 18, Ouro Preto vai receber o 3º Congresso Internacional de Estética Periocular (Ciepo) e o 24º Congresso Internacional de Oculoplástica (Ciop). A abertura, quinta-feira, terá apresentação da Orquestra de Ouro Preto e palestra do presidente da Fundação Gorcex de Ouro Preto, professor Cristovam Paes de Oliveira. Estará presente também o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o professor Homero de Almeida. Inscrições até quarta-feira no site www.sbcpocongressos.com.br.

Colágeno comestível

Balas de colágeno, que prometem fortalecer a pele e costumam ser vendidas sem rótulo ou informações do processamento, são objetos de atenção. “Para ter o real efeito cosmético na pele, o colágeno deve ser muito bem processado e o ideal é ter acompanhamento médico, para melhor avaliação”, alerta a Farmacêutica-bioquímica M. Valéria Velasco. A perda da firmeza da pele é um dos sintomas da queda de produção do colágeno nas células do corpo humano, que ocorre no processo de envelhecimento. O colágeno pode ser estimulado por cremes e produtos, que agem superficialmente e, com a opção oral, a substância atua de dentro para fora da pele.

Cuidados no trabalho
Depois de um dia exaustivo de trabalho é comum sentir dor nas costas. O problema vem da má postura durante as horas passadas em frente ao computador. Para quem trabalha dessa forma, o ideal é optar por intervalos para alguns alongamentos do corpo ou uma leve caminhada. Também é importante investir na boa alimentação para evitar o sobrepeso. Outra dica é observar a postura e não relaxar: os glúteos devem ficar próximos do encosto da cadeira e os calcanhares devem alcançar o chão.