Saiba os cuidados fundamentais com os cabelos durante o verão

Sol, água do mar e da piscina podem causar danos consideráveis aos fios. É possível minimizar e reverter os problemas com uma rotina de cuidados bem feita

 Rudy and Peter Skitterians/Pixabay
(foto: Rudy and Peter Skitterians/Pixabay )

Você sabia que a exposição à radiação ultravioleta é a principal causa de danos ao fio de cabelo, no verão? O dano fotoquímico destrói as proteínas como queratina e o pigmento do fio, levando ao ressecamento, quebra, porosidade e descoloração. Sabe quando uma pessoa volta meio loira da praia? Pois é, apesar de bem charmoso, essa alteração nada mais é do que dano fotoquímico.

Além do sol, água do mar e piscina também podem causar danos consideráveis aos cabelos. É possível minimizar, prevenir e até mesmo reverter esse tipo de problema com uma rotina de cuidados bem feita.


Vamos falar primeiro dos cuidados em casa, antes da exposição solar. A primeira dica é usar dois tipos de xampus, principalmente se você tem cabelos longos ou com pontas secas e raízes oleosas. O primeiro xampu deve ser utilizado apenas nas pontas dos cabelos e aplicado primeiro. Ele deve ser um xampu de tratamento ou hidratante. Após a aplicação do xampu hidratante nas pontas, deve-se escolher um xampu para cabelos oleosos, anticaspa ou de tratamento de seborreia. Esse segundo xampu deve ser aplicado apenas na raiz dos cabelos, e se possível deixar agir por 5 minutos antes de enxaguar. 

A escolha do condicionador é mais democrática, mas deve-se prestar atenção para não aplicá-lo na raiz dos cabelos e no couro cabeludo, para evitar o aumento na oleosidade. Após uma limpeza bem feita, é hora de aplicar uma máscara hidratante com proteínas. Existem muitas no mercado, porém vou indicar a minha preferida: SH-RD Protein Cream. O uso da máscara deve ser feito quinzenalmente ou até semanalmente, não mais do que isso. Ele evita a perda de proteínas estruturais dos cabelos, e dessa forma melhora a aparência dos fios e minimiza a quebra e porosidade. 

No momento de ir pra praia ou piscina, é fundamental prestar atenção em alguns detalhes que podem fazer toda a diferença. Uma atitude salva-vidas para os cabelos é molhá-los com água doce antes de entrar na piscina ou no mar. Se você for mais exigente pode ser água mineral, e se preferir e puder gastar um pouco mais pode ser até água termal. Isso porque a estrutura microscópica dos cabelos é como se fosse uma esponja e, quando molhamos essa esponja com um líquido inofensivo, não sobra espaço para a água contaminada entrar. 

Outra dica valiosa é aplicar óleos vegetais nos fios antes de ir pra praia, como óleo de semente de uva ou maracujá. Eles podem ser comprados prontos ou até mesmo manipulados com muita segurança em boas farmácias de manipulação. O óleo consegue revestir e lubrificar as cutículas dos fios, minimizando os danos ambientais.

É importante também pentear os cabelos com um leave-in de tratamento com proteção térmica e solar cada vez que sair da água. Sabia que são duas coisas diferentes? A proteção térmica atua contra o calor, enquanto a proteção solar protege contra a radiação ultravioleta do sol. Aqui também existem diversos produtos disponíveis mas vou indicar meus preferidos, que fazem as duas coisas: Uniq One, da Revlon, e Hair Protection, da Truss. 

Por último gostaria de falar sobre as queimaduras no couro cabeludo. Elas são muito comuns e perigosas, pois a região do couro cabeludo muitas vezes fica desprotegida e é de difícil acesso, tanto para passar cremes quanto para acompanhar possíveis lesões de câncer de pele decorrentes da exposição solar aguda. Meu primeiro conselho é se programar para todas as vezes que for tomar sol.

Pensem no couro cabeludo antes! É importante ter em mãos um bom protetor solar em spray aerosol para uma aplicação mais fácil e rápida, sem “melecar”. Para esse produto não tenho nenhuma indicação especial, mas marcas como Neutrogena e Banana Boat têm opções bem confiáveis.

Levar alguma proteção física para colocar na cabeça também é muito importante. Aqui a criatividade pode alcançar níveis máximos. Pode ser chapéu, boné, touca, turbante, lenços e até uma camisa amarrada em casos de emergência dermatológica. O que vale é proteger a cabeça dos raios solares. Pacientes com história de alopécia ou calvície devem tomar ainda mais cuidado, pois as queimaduras solares aceleram bastante o processo de queda

É possível passar pelo verão com danos mínimos aos cabelos, mas para isso é fundamental se organizar. Se tiver qualquer dúvida sobre esse tema entre em contato comigo pelo meu e-mail: nadiabavoso@hotmail.com