Veja o que é necessário para manter o nível adequado de vitamina D no organismo

Estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo tenham deficiência dessa vitamina

por Estado de Minas 21/10/2015 11:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
EM/D.A Press
Peixes e cogumelos são ricos em vitamina D (foto: EM/D.A Press)
Estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo tenham deficiência dessa vitamina. Segundo a doutora Talita Poli Biason, gerente médica da unidade Medicamento Isento de Prescrição do Aché Laboratórios Farmacêuticos, fatores como idade, estilo de vida, pigmentação da pele e sazonalidade influenciam a produção da vitamina, que é essencial para a saúde óssea. Para manter o nível adequado no organismo, é preciso seguir algumas recomendações:

1 – Luz solar:
É uma das principais formas de obtenção de vitamina D. A indicação é de exposição diária ao sol pelo período de 10 a 15 minutos. Para minimizar os riscos que o sol pode trazer à saúde, o melhor horário é antes das 10h ou depois das 16h.

2 – Peixes ricos em gordura:
São boas fontes da vitamina. As opções mais comuns são salmão, truta, cavala, atum e enguia. Cada 100g de salmão fornecem de 100 a 250 UI (unidades internacionais) de vitamina D.

3 – Cogumelos:

Os frescos, em uma quantidade de 100 gramas, contêm 100 UI da vitamina.

4 – Suplementos:
Os suplementos surgem como aliados para o alcance das quantidades necessárias. De forma prática, fornece a ingestão para pessoas que, por causa da correria do dia a dia, não ficam devidamente expostas ao sol. É necessário consultar um médico para verificar a dose ideal para cada caso.