Estudo diz que cérebro maior não é sinônimo de mais inteligência

Dados de 88 estudos com mais de 8 mil participantes mostram que os homens, apesar de terem um cérebro maior do que o das mulheres, não têm mais habilidades cognitivas

por AFP - Agence France-Presse 14/10/2015 16:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
SXC.hu
Pesquisa mostra que cientistas superestimaram a suposta relação entre o tamanho do cérebro e o rendimento intelectual (foto: SXC.hu)
Ter um cérebro maior não é garantia de ter um QI mais alto. O que importa é como está estruturada a massa cinza revela um extenso estudo que cruza os dados de dezenas de pesquisas anteriores. Os dados mostram claramente que os cientistas superestimaram a suposta relação entre o tamanho do cérebro e o rendimento intelectual, explicou nesta quarta-feira (14/10) o diretor do estudo, Jakob Pietschnig, da Universidade de Viena.

O pesquisador afirmou que o fator decisivo é "a estrutura do córtex, o mesencéfalo (cérebro médio) e o cerebelo, e o fato de que a matéria branca esteja bem conectada com a matéria cinza".

O estudo foi publicado na revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews  depois que Pietschnig e sua equipe realizaram uma metanálise a partir de mais de 88 estudos, com mais de 8.000 participantes.

Os dados mostram que os homens, apesar de terem um cérebro maior do que o das mulheres, não têm mais habilidades cognitivas.

As pessoas com um cérebro anormalmente grande, condição conhecida como megaencefalia, têm em média um rendimento menor nos testes de QI, afirmou Pietschnig. A mesma lógica aplica-se ao reino animal, afirmam os cientistas, que dão como exemplo o cachalote, que com um cérebro de nove quilos deveria ser o animal mais inteligente do planeta, mas não é.