Grão da cevada é aliado na dieta e no combate à obesidade

Veja em quais formas a cevada pode ser encontrada e como ela ajuda

21/07/2015 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reproducao da internet
(foto: Reproducao da internet )

A nutricionista Andrea Zaccaro, presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (Abne), tem incluído o grão de cevada na dieta de alguns pacientes com sucesso, até mesmo para o controle do peso, já que o grão também ajuda a combater a obesidade. O grão tem betaglucana, uma fibra solúvel que baixa os níveis de colesterol ruim, ajuda no controle glicêmico, aumenta a saciedade e ajuda no combate ao envelhecimento da pele. Além do grão, que por ser mais durinho precisa de uma mastigação mais lenta, o que ajuda a ativar a saciedade, a cevada pode ser encontrada em outras formas, como:

» Café de cevada – Os grãos de cevada selecionados são torrados e moídos, dando origem ao café de cevada, considerado o melhor substituto do café, com o benefício de não conter cafeína, podendo ser consumido sem fazer qualquer malefício à saúde.

» Cerveja – Cerca de 30% da cerveja é derivados do lúpulo, como o xanthohumol e o isoxanthohumol, e 70% a 80% originam-se da cevada. “As propriedades da cevada estão na cerveja em quantidades menos expressivas”, observa Andrea Zaccaro. Segundo a nutricionista, assim como o vinho, a cerveja pode ser apreciada em quantidades moderadas, até duas latinhas para o homem e uma para a mulher por dia, e, assim, pode fazer parte de um estilo de vida equilibrado. Para ela, a cerveja não precisa ser retirada da dieta, ao menos que, por motivos de saúde, não se possa fazer ingestão alguma de álcool, além de o consumo abusivo ser repreensível. “Feita de ingredientes naturais, como lúpulo e malte de cevada, a cerveja, quando apreciada com moderação, não oferece riscos”, diz. Harmonizar a cerveja com a refeição, por exemplo, atenua os efeitos do álcool e pode estimular a saciedade. Além disso, a experiência gastronômica com a bebida proporciona prazer gustativo.

» Cevada na culinária – A utilização da cevada como ingrediente é vasta, incluindo a cerveja, farinhas e subprodutos como pães, massas e bolos, compondo cereais matinais, entre outros. Além disso, o grão intacto pode ser bastante versátil e consumido por meio de receitas e preparações diversas, como saladas, legumes, misturado ou como variação ao arroz, em sopas,
por exemplo.