Mitos e verdades sobre exercícios físicos

Academia não faz milagre, resultados dependem de esforço e persistência sem se esquecer de uma boa alimentação

por Estado de Minas 04/06/2015 09:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Ao iniciar a prática de exercícios, muitas dúvidas acabam surgindo, principalmente sobre quais resultados podemos alcançar, em quanto tempo, o que é mais indicado para cada um... Para esclarecer as dúvidas mais frequentes, a educadora física Juliana Oliveira, da academia Contours, comenta sobre os principais mitos e verdades que giram em torno do mundo fitness.

Gustavo Moreno / CB / D.A Press
Você sabe o que é amnésia glútea; clique e saiba mais (foto: Gustavo Moreno / CB / D.A Press)


1. Musculação faz perder peso?

Verdade. A musculação auxilia no aumento da massa muscular (massa magra) e contribui para acelerar o metabolismo, diminuindo a gordura corporal. Em relação à balança, pode haver variação ou não devido à substituição da gordura por massa muscular, de acordo com o treino.

Leia também: Musculação foi a atividade física que mais cresceu no Brasil, aponta pesquisa

2. Trinta minutos por dia é tempo suficiente para praticar exercícios e obter resultados?
Verdade. Trinta minutos é tempo suficiente para atingir resultados. O tempo não determina a qualidade do treino e sim a combinação de exercícios eficientes e suas intensidades, de acordo com o objetivo de cada aluno.

Leia também: Malhação em jejum está na moda, mas prática é arriscada para a saúde

3. Malhar em jejum traz melhores resultados?
Mito. Treinar em jejum não ajuda a emagrecer. Ficar muito tempo sem comer diminui o nível de glicogênio, responsável por dar energia ao corpo, fazendo com que aumente a perda da massa muscular e gerando fraqueza. Fome e treinos exaustivos podem causar mal-estar, tonturas e desmaios.

Nike / Divulgação
Tecidos estão cada vez mais sofisticados (foto: Nike / Divulgação )


4. O tecido da roupa que se usa na hora de praticar exercícios pode comprometer o resultado?
Verdade. A roupa tem que ser adequada ao exercício. Dê sempre preferência às roupas leves, que não limitem a execução do movimento. Evitar roupas pesadas, quentes e extremamente apertadas.

Leia também: Roupa de malhar: investimento ou luxo?

5. Beber água gelada com o corpo muito quente é prejudicial a saúde?
Verdade. Água gelada com o corpo muito quente pode causar choque térmico, inflamação da garganta, entre outros problemas de saúde. O ideal é sempre beber água em temperatura ambiente enquanto se praticam exercícios.

6. Suar significa emagrecer?
Mito. Suar não queima calorias, somente aumenta a perda de água e sais minerais do corpo. Ao eliminar a água do corpo, é possível sentir uma sensação de leveza. Mas após a reposição do líquido, o peso corporal continuará o mesmo.

Leia também: Oito descobertas interessantes sobre o desodorante

7. Combinar exercícios aeróbicos e anaeróbios é a melhor forma de emagrecer?
Verdade. A combinação é muito vantajosa, pois aumenta a queima de gordura e consequentemente, a perda de peso. Além disso, melhora o enrijecimento da musculatura, aumentando a força e a massa muscular.

Nick Stern / Reprodução Facebook
Criticada por levantar peso na gravidez, fisiculturista teve bebê de parto natural (foto: Nick Stern / Reprodução Facebook)


8. Grávidas não podem praticar exercícios físicos
Mito. Grávidas não somente podem como devem incluir atividades físicas durante a gestação. Isso porque exercícios podem trazer benefícios para a gravidez, como o melhor preparo físico cardiopulmonar, e diminuir os incômodos comuns desta fase. Observação: é importante sempre consultar um médico antes de se inscrever na academia e ter alguns cuidados, como evitar impactos, principalmente nos primeiros meses da gestação.

Leia também: Após publicar foto na internet, fisiculturista provoca polêmica: grávidas podem levantar peso?