Colômbia confirma 25 mortes por Chikungunya

Mais de 180.000 casos foram confirmados no país desde meados de 2014

por AFP - Agence France-Presse 28/04/2015 09:25

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
O Instituto Nacional de Saúde (NIH) da Colômbia confirmou nesta segunda-feira (27/04) que 25 pessoas morreram de Chikungunya no país, onde mais de 180 mil casos do vírus foram registrados desde meados de 2014.

De acordo com um boletim epidemiológico extraordinário, divulgado no site do INS, no "acumulado de 2014-2015 foram reportados 43 prováveis %u200B%u200Bmortes" por Chikungunya na Colômbia e "depois de fazer a unidade de análise, um caso fatal foi descartado (...), 25 foram confirmados e 17 permanecem em avaliação".

"As mortes confirmadas procedem das seguintes regiões: Norte de Santander (dez), Cundinamarca (seis), Huila (três), Tolima (dois), Sucre (dois), Barranquilla (um) e Cartagena (um)", explicou a autoridade sanitária.

Com isso, a maior parte dos casos de morte estão concentrados no Norte de Santander, um departamento no leste da fronteira com a Colômbia e Venezuela, e depois se espalham por regiões tanto do centro quanto do norte.

Para estudar e confirmar as mortes, o INS convocou na semana passada uma reunião com especialistas nacionais e internacionais "com o objetivo de construir uma metodologia para a análise de casos atípicos e prováveis %u200B%u200Bcasos de morte do vírus", disse a agência.

De acordo com o último boletim do INS sobre o Chikungunya na Colômbia, mais de 180.000 casos foram confirmados. A doença pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti - o mesmo da dengue e da febre-amarela - ou pelo 'Aedes albopictus'.