Reino Unido começa a vender teste caseiro para detectar HIV

Confiabilidade do resultado é de 99,7%, mas deve ser confirmado com um médico

por AFP - Agence France-Presse 27/04/2015 10:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Arte: EM / D.A Press
Teste consiste na análise de uma gota de sangue que pode ser extraída com um furo no dedo (foto: Arte: EM / D.A Press)
Um teste caseiro para detectar o vírus da aids (HIV) foi colocado à venda nesta segunda-feira (27/04) no Reino Unido, três anos depois de começar a ser comercializado nos Estados Unidos. O exame do fabricante BioSURE, que é comprado apenas pela internet, permite realizar o teste com uma confiabilidade de 99,7%.

Estima-se que 26.000 pessoas no Reino Unido tenham o vírus sem saber, algo que as converte em um perigoso foco de transmissão.

O teste consiste na análise de uma gota de sangue que pode ser extraída com um furo no dedo. Os resultados ficam prontos em 15 minutos. "Conhecer seu estado HIV é decisivo, e o lançamento deste teste permitirá que as pessoas façam o teste discretamente quando é conveniente e no lugar em que se sintam confortáveis", disse Brigette Bard, do BioSURE UK.

Os resultados devem ser confirmados com um médico. Michael Brady, do Hospital Kings College de Londres, considerou positiva a venda destes testes. "As taxas de HIV sem diagnóstico ou de diagnóstico tardio continuam sendo inaceitavelmente altas no Reino Unido e propiciam doenças desnecessária e fazem com que a doença continue sendo transmitida", explicou.