Terapia do café traz relaxamento e até emagrece

Bebida é a segunda mais comercializada do planeta

por Estado de Minas 14/04/2015 11:54

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Café Export / Reprodução Internet
O grão é composto por substâncias antioxidantes e tem a capacidade de liberar um neurotransmissor que aumenta a sensação de bem-estar (foto: Café Export / Reprodução Internet)
Nesta terça-feira (14 de abril) é comemorado o Dia do Café, grão que aguça o paladar de pessoas do mundo inteiro, sendo a segunda bebida mais comercializada do planeta. Está presente nas casas, nas reuniões de trabalho, nas visitas sociais, nas salas de espera, no intervalo das palestras e até para jogar conversa fora com os amigos.

Por que será que o cafezinho é tão pedido assim? O grão é composto por substâncias antioxidantes e tem a capacidade de liberar um neurotransmissor que aumenta a sensação de bem-estar, a dopamina. O composto químico cafeína, presente no grão, atua no sistema nervoso central e faz com que o corpo entre em estado de alerta, entre outros vários efeitos, e é capaz de se tornar uma terapia que promove extrema revitalização do corpo e da mente.

Foi pensando em todos os benefícios proporcionados pelo grão que a terapeuta ayurvédica Patrícia Lopes desenvolveu o Ritual do café, no SPA Casa do Sol Terapias Ayurvédicas. Assim, ela criou um procedimento que consiste em massagem, escalda-pés, sauna, banho e lanche orgânico, pensado para as pessoas que querem se livrar das situações de estresse, indisposição, depressão e cansaço mental.

O café tem um aroma instigante, que desperta e dá disposição, gerando movimento e realização. Segundo a terapeuta, o grão é rico em ácidos graxos e tem presença de vitamina E. Assim, pode ser usado para hidratação da pele e para a proteção contra raios UVB. Além disso, o óleo produzido a partir do café ajuda a queimar gorduras localizadas.

O ritual, geralmente, começa com o escalda-pés, realizado com café fresco, feito quase na hora. Com isso, há uma diminuição da ansiedade. A massagem esfoliante corporal, feita com pó de café, traz energia, disposição, ânimo e ainda ajuda na queima de gorduras e perda de medidas.

A próxima etapa é a sauna com óleo essencial de café, cujas propriedades da essência penetram na pele e, aliadas ao suor, desintoxicam o corpo. Em seguida, um banho relaxante para finalizar o ritual.

Informações sobre o ritual: www.casadosolspa.com.br