Qual a melhor máscara para o seu cabelo?

Atenção: o que faz bem para o cabelo de uma não surte o mesmo efeito no cabelo da outra

por Estado de Minas 10/03/2015 11:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Beto Novaes/EM/D.A Press
Cada pessoa precisa de um tratamento específico e cada máscara oferece uma abordagem diferente (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Muitas mulheres estão insatisfeitas com o jeito que o cabelo está e acordam “de mau” com os seus fios. A maioria delas compra o xampu ou máscara mais caros da prateleira e acha que o problema será resolvido. Há também a indicação das amigas, quando os produtos utilizados oferecem resultado satisfatório. O problema é que, em alguns casos, o que faz bem para o cabelo de uma não surte o mesmo efeito no cabelo da outra. Segundo o cabeleireiro e terapeuta capilar do Instituto Embelleze Alisson Lima, isso ocorre porque cada fio tem uma necessidade particular. “Cada pessoa precisa de um tratamento específico e cada máscara oferece uma abordagem diferente. É importante ler o rótulo para entender o que aquele produto oferece. Usar um hidratante que não é necessário pode danificar os fios.” Ainda, de acordo com Alisson, existem três tipos de máscaras: a que é somente hidratação, a nutritiva e a reconstrutiva. Como identificar o que o cabelo realmente precisa? O terapeuta capilar explica que o mais indicado é consultar um profissional. Uma dica é avaliar por quais processos o fio já passou.

HIDRATAÇÃO
É recomendada para todo tipo de cabelo que não passou por processo químico. Alisson recomenda que esse tratamento seja feito uma vez por semana. “Mesmo que o cabelo seja natural, sem química, ele precisa ser hidratado. Só o xampu e o condicionador não dão conta, já que a hidratação deles não é de longa duração.” Uma dica é sempre procurar produtos que contêm ingredientes como óleo de argan, Aloe vera e minerais. Além disso, o cabeleireiro recomenda uma reconstrução feita em salão de beleza uma vez por mês, para que o cabelo reponha os ingredientes que fortalecem a fibra capilar.

NUTRIÇÃO
A máscara nutritiva é indicada para cabelos com colorações clareadoras e colorações suaves, para protegê-los de possíveis danos. Esse tipo de produto é feito para repor os lipídios do cabelo, ou seja, a oleosidade natural dos fios. “A máscara nutritiva é muito indicada também para cabelos cacheados, já que as ondas do cabelo fazem com que a oleosidade do couro cabeludo não chegue até todo o comprimento”, afirma o terapeuta do Instituto Embelleze. O ideal é que esse tipo de hidratante tenha na composição alguns dos seguintes ingredientes: óleo de amêndoas, manteiga de karité, aminoácidos, proteína da seda e óleo de argan.

RECONSTRUÇÃO
Quando o cabelo passa por um processo químico muito forte, como alisamento, permanente e descoloração, certamente irá precisar de um tratamento reconstrutor. “Quando os fios estão frágeis e quebradiços é sinal de que o cabelo precisa ser reconstruído. O produto irá tratar as camadas externas, devolver o brilho, a maciez e o balanço natural.” Para esse tipo de tratamento, o indicado é fazer a primeira sessão no salão e depois continuar em casa. É possível ver grandes mudanças logo na primeira aplicação, pois os fios ficam mais fortes e resistentes. Na hora de comprar a máscara reconstrutora, recomendam-se produtos que contenham proteínas, ceramidas, arginina, soja e complexo de queratinas em sua composição.