Receita de brigadeiro funcional transforma símbolo dos quilos a mais em doce saudável; veja como fazer

Biomassa de banana é um dos ingredientes

por Estado de Minas 28/02/2015 11:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
São vários os benefícios que a biomassa de banana, um purê obtido a partir da fruta verde, apresenta para a saúde. Além de acelerar o trânsito intestinal, reduz o tempo de exposição de toxinas na mucosa do intestino e controla o diabetes. O alimento é rico em fibras, que promovem uma lenta entrada dos açúcares no intestino, reduzindo as taxas de glicemia, especialmente depois das refeições, reduz o colesterol e os triglicerídeos quando consumida regularmente e ainda prolonga a sensação de saciedade, ajudando em dietas de emagrecimento.

Pensando nisso, a chef Iracema Bertoco, professora dos cursos de gastronomia do Instituto Centro Europeu, preparou uma receita de brigadeiro funcional utilizando justamente a biomassa de banana. “Transformar o brigadeiro, símbolo de quilos a mais, em um doce saudável para comer sem culpa foi um desafio, pois ele tem uma referência de sabor e textura. Mas, depois de muitos testes, consegui um resultado que surpreende os apaixonados pelo doce. A maioria das pessoas que prova diz que é melhor que o tradicional”, comenta. A seguir, a chef indica a receita, que conta com leite condensado diet caseiro feito sem açúcar, à base de leite em pó, sucralose (adoçante derivado da cana-de-açúcar), manteiga, cacau em pó e raspas de chocolate diet.
Centro Europeu/Divulgação
Chef do Instituto Centro Europeu garante que conseguiu um resultado que surpreende os apaixonados pelo doce (foto: Centro Europeu/Divulgação )

BRIGADEIRO DE BIOMASSA DE BANANA

Biomassa de Banana Verde
Ingredientes:
» 4 bananas bem verdes de qualquer variedade
» Água

Preparo:
Lavar bem as bananas com esponja e detergente; cortar as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida levar em uma panela de pressão com água fervente o suficiente para cobrir as bananas. Contar 10 minutos a partir do inicio da pressão da panela. Deixar o ar sair e a panela perder a pressão sozinha. Separar as cascas das polpas e levar apenas as polpas bem quentes para processar, até que fique uma massa homogênea. Para ajudar processar pode-se utilizar água, desde que seja bem quente. Rendimento: 100g
Obs: Nunca utilizar a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino, que escurece a massa.

Leite condensado diet
Ingredientes
» 400g de leite em pó desnatado
» 150ml de água fervente
» 10g de sucralose
» 60g de manteiga

Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e reservar

Brigadeiro
Rendimento: 40 brigadeiros com
apenas 40 calorias cada
Custo da receita: R$ 15
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
» 1 receita do de leite condensado diet caseiro
» 100g de biomassa de banana verde
» 80g de cacau em pó
» 100g de chocolate diet picado
» 150g de chocolate diet ralado (usar no lugar do granulado)

Preparo:
Colocar os quatro primeiros ingredientes em uma panela e levar ao fogo brando, mexendo sempre até atingir o ponto de brigadeiro comum. Deixar esfriar, enrolar e passar no chocolate diet ralado.