Banana faz bem ao coração

Além de contribuir para o bom funcionamento do sistema muscular, a banana também ajuda a manter a pressão em níveis normais

por Agência Estado 03/04/2013 15:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Leandro Couri/EM/D.A Press
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Você se lembra do tenista Gustavo Kuerten, o Guga, comendo bananas durante os intervalos das partidas, na época em que ele ganhou vários torneios pelo mundo? Pois é, a banana é um alimento rico em potássio, que tem uma função fundamental na contração muscular. Possui ainda frutose e amido, que são transformados em energia, daí ser um alimento muito consumido por atletas e praticantes de atividade física em geral.

Além de contribuir para o bom funcionamento do sistema muscular, o potássio encontrado na fruta, ajuda prevenir o aparecimento das incômodas cãimbras, aquelas dolorosas contrações espasmódicas que costumam aparecer no músculo durante uma prática intensa de atividade física.

Mas a banana também ajuda a preservar a manter a pressão em níveis normais, ajudando assim na prevenção de doenças coronarianas. É que os médicos consideram que o potássio neutraliza a ação do excesso de sódio(encontrado no sal) no organismo, ajudando assim a pressão sanguínea a ficar em níveis controlados.

Esta característica, faz com que a banana ajude também a impedir a ocorrência do AVC, o acidente vascular cerebral. Além disso, a fruta é rica fonte de vitamina B6, vitamina C e folato. Tem ainda fibras,que ajudam a diminuir o nível de colesterol no sangue.