Fazer sauna protege o coração

O risco de morte súbita foi 22% menor entre os voluntários que faziam de duas a três sessões de sauna por semana e e 63% menor para os que iam de quatro a sete

por Correio Braziliense 24/02/2015 10:03

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
 Zuleika de Souza/CB/D.A Press
Foram analisados 2.315 homens com idade entre 42 e 60 anos (foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
Não é só para suar e melhorar a pele. Homens que fazem sauna regularmente também estão evitando complicações cardiovasculares. É o que indica um estudo da Universidade da Finlândia Oriental divulgado na revista Jama Internal Medicine. Liderados por Jari Laukkanen, os cientistas concluíram que o hábito reduz o risco de problemas fatais no coração, como o infarto.

Foram analisados 2.315 homens com idade entre 42 e 60 anos, durante 21 anos. No período, houve 190 mortes súbitas, 281 doenças arteriais coronarianas fatais, 407 doenças cardiovasculares fatais e 929 mortes por outras causas. O risco de morte súbita foi 22% menor entre os voluntários que faziam de duas a três sessões de sauna por semana e 63% menor para os que iam de quatro a sete. Em ambos os casos, levou-se em consideração os participantes que frequentavam apenas uma vez em sete dias. No texto publicado, porém, há a ressalva de que “mais estudos são necessários para estabelecer o mecanismo potencial que liga a sauna e a saúde cardiovascular”.