OMS seleciona oito tratamentos e duas vacinas contra o Ebola

Segundo a Organização, o avanço dos casos do vírus do Ebola na África Ocidental 'não tem precedentes por seu alcance e complexidade e pela carga que representa para os sistemas de saúde'

por AFP - Agence France-Presse 04/09/2014 09:42

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
DOMINIQUE FAGET / AFP
Pacientes aguardam por atendimento do lado de fora do hospital John Fitzgerald Kennedy, na Libéria: mais de 1.900 mortos de um total de 3.500 casos nos países afetados (foto: DOMINIQUE FAGET / AFP)
A Organização Mundial da Saúde pediu nesta quinta-feira a um grupo de 200 especialistas reunidos em Genebra que avaliem e desenvolvam oito tratamentos e duas vacinas experimentais contra o vírus do Ebola. "Apesar das medidas excepcionais para acelerar o ritmo dos testes clínicos, os novos tratamentos e as novas vacinas não estarão disponíveis para seu uso generalizado antes do final de 2014", preveniu a OMS em um documento publicado nesta quinta-feira.

Até então, estavam disponíveis apenas pequenas quantidades de doses ou tratamentos novos, indicou a Organização, recordando que em circunstâncias normais a avaliação clínica deste tipo de tratamento levaria ao menos dez anos. Os 200 especialistas reunidos pela OMS a portas fechadas em um hotel de Genebra têm a missão de analisar as possibilidades de produção e de utilização desses tratamentos experimentais.

Segundo a OMS, o avanço dos casos do vírus do Ebola na África Ocidental "não tem precedentes por seu alcance e complexidade e pela carga que representa para os sistemas de saúde". Em seu último balanço na quarta-feira, a diretora-geral da organização, Margaret Chan, informou sobre mais de 1.900 mortos de um total de 3.500 casos. Na semana passada contabilizava 1.552 falecidos de 3.069 casos.

Ainda segundo a OMS, a propagação do vírus Ebola ganha força e autoridades internacionais de saúde não acreditam em uma solução para acabar com a epidemia em menos de seis meses. Para combater o vírus vários métodos estão sendo desenvolvidos, como produtos sanguíneos, terapias imunológicas, medicamentos ou vacinas, mas até o momento nenhum deles foi homologado para um uso padrão.

Em agosto, um grupo de especialistas reunidos pela OMS considerou ético que nas circunstâncias particulares atuais e sob condições estes métodos sejam propostos como tratamentos potenciais, embora ainda não se saiba se são realmente eficazes.