Estudo indiano atribui ao curry propriedades anti-hipertensivas

Mistura de temperos contribuiu para reduzir um tipo específico de hipertensão arterial, causada por um estreitamento das artérias nos rins

por AFP 26/06/2014 15:56

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
sxc.hu
Equipe testou em roedores uma mistura de gengibre, cardamomo, cominho e pimenta, ingredientes comuns na cozinha indiana (foto: sxc.hu)
Cientistas médicos indianos anunciaram ter testado com sucesso uma mistura de temperos conhecida como curry que reduziu a pressão arterial em ratos de laboratório, despertando a expectativa de se encontrar medicamentos naturais e baratos para tratar esta doença crônica. S. Thanikachalam, especialista em cardiologia que chefiou a pesquisa, disse que sua equipe testou em roedores uma mistura de gengibre, cardamomo, cominho e pimenta, ingredientes comuns na cozinha indiana, junto com pétalas de lótus branca e outros.

"Vimos, então, mudanças positivas em ratos com pressão arterial elevada induzida em nossas experiências em laboratório", disse Thanikachalam, que chefia o departamento de cardiologia na Universidade Sri Ramachandra da cidade de Madrassa (sul). "A droga foi muito eficaz em reduzir a pressão arterial e diminuir o estresse oxidativo em ratos", disse à AFP.

O estudo destaca que as espécies contribuíram a reduzir a hipertensão arterial, uma forma secundária da pressão arterial alta, causada por um estreitamento das artérias nos rins. Os indianos são geneticamente predispostos à hipertensão. Um em cada quatro pessoas sofre desta doença nas cidades, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Não é a primeira vez que o curry foi associado com benefícios para a saúde.

Os resultados do estudo foram publicados na edição de junho da publicação médica Experimental Biology and Medicine.