Campanha com cenas fortes alerta para os perigos do uso do celular ao volante, veja

Você checa o celular de vez em quando, enquanto dirige? Pense duas, três ou quatro vezes antes de fazer isso novamente. O aparelho é o campeão das distrações ao volante

por Letícia Orlandi 03/06/2014 11:28

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Reprodução / Youtube
Campanha faz parte do Mês da Consciência sobre as Distrações no Trânsito (foto: Reprodução / Youtube)
O celular é o campeão das distrações no trânsito, aumentando em oito vezes as chances de um acidente. O problema é ainda maior quando se trata de motoristas novatos, com pouco tempo de direção. De acordo com a pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, os resultados proporcionam apoio para licenciamento de programas que restringem o uso de aparelhos eletrônicos, especialmente entre motoristas iniciantes.

Nos Estados Unidos, o hábito do 'texting' – enviar mensagens e atualizar status no celular – ao volante é considerado uma epidemia. A Administração Nacional de Segurança no Tráfego (NTSB) norte-americana lançou, para o Mês da Consciência sobre as Distrações no Trânsito, um vídeo com cenas muito fortes para ilustrar o risco embutido em uma atitude aparentemente inocente. Um grupo de jovens amigas está no carro, conversando, quando a motorista olha para a tela do telefone, digita algo e não vê uma placa de 'Pare'. Os efeitos sonoros ajudam a compor a mensagem:

 

 

Ao final, o policial se dirige à câmera e diz: “Ninguém gosta de ser parado pela polícia. Mas se eu tivesse visto que ela estava digitando enquanto dirigia; e tivesse tido a oportunidade de multá-la, talvez isso tivesse salvado sua vida”.

A NTSB lançou ainda um site exclusivo só sobre 'texting' e direção, que aponta uma cifra de 3.328 pessoas mortas em 2012 por distrações ao volante nos EUA, além de 421 mil feridos. Mas esse problema não está isolado, nem é exclusivo dos norte-americanos.


Mundo e Brasil
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2012, os acidentes de trânsito foram a principal causa de morte das pessoas entre 10 e 19 anos no mundo, com cerca de 330 casos diariamente.

No Brasil, um relatório da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) destacou que a distração pelo uso de celular ao volante aumenta em 25 vezes o risco de acidente. Em Belo Horizonte, por exemplo, a cada 4 minutos um motorista é multado por usar o telefone enquanto dirige. A infração é a terceira maior causa de multas na capital mineira, perdendo apenas para excesso de velocidade e avanço de sinal.

 

Veja na tabela as principais fontes de distração para os motoristas novatos, de acordo com a pesquisa dos Institutos Nacionais da Saúde da Universidade Virgínia Tech (EUA):

Arte: Soraia Piva / EM / DA Press
(foto: Arte: Soraia Piva / EM / DA Press)