Novo medicamento reduz a absorção de sódio pelo organismo

Com o nome de tenapanor, a droga poderia ajudar pacientes com doença renal, diabetes e outras condições que prejudicam a capacidade de regular a ingestão de sal

por Correio Braziliense 13/03/2014 16:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
sxc.hu
Atualmente, os medicamentos usados para controlar a quantidade de sódio no corpo são diuréticos e anti-hipertensivos, que exigem que o paciente reduza o consumo da substância (foto: sxc.hu)
De insignificante coadjuvante do temido açúcar e das odiadas calorias, o sódio passou a um dos protagonistas das tabelas nutricionais. Hoje, pessoas que buscam uma dieta saudável não deixam de checar a proporção desse composto nos alimentos, especialmente nos industrializados, nos quais aparece em maior quantidade. O desejo, no entanto, sempre é o mesmo: manter o sabor sem prejudicar o organismo. Pois, agora, pesquisadores norte-americanos ligados a uma empresa farmacêutica relatam ter alcançado esse feito. Em artigo publicado na edição desta quinta-feira da Science Translational Medicine, eles divulgam os dados de testes com um novo medicamento que ajuda a remover o sódio do organismo, sem que seja necessária qualquer alteração na dieta.

Com o nome de tenapanor, a droga poderia ajudar pacientes com doença renal, diabetes e outras condições que prejudicam a capacidade de regular a ingestão de sal. Atualmente, os medicamentos usados para controlar a quantidade de sódio no corpo são diuréticos e anti-hipertensivos, que exigem que o paciente reduza o consumo da substância. Normalmente, a maior parte do cloreto de sódio consumido é recolhido por um transportador específico nas membranas das células do intestino. O tenapanor, um próton permutador de sódio (NHE3), impede essa absorção.

O remédio funciona bloqueando a atividade do transportador da membrana celular, NH3, o que impede que o sódio se infiltre no sangue e em outros tecidos. Em vez disso, o excesso é excretado pelas fezes. A equipe liderada por Andrew Spencer, da Plato BioPharma, testou os efeitos do fármaco em ratos normais e em seres humanos saudáveis. Quando administrado por via oral a camundongos, o tenapanor atuou no trato gastrointestinal inibindo a absorção de sódio.

“Nos seres humanos, o tenapanor reduziu a excreção urinária de sódio e conduziu a um aumento de magnitude semelhante nas fezes”, relatam os autores do artigo. Em outros experimentos com camundongos, os pesquisadores descobriram que a associação do tenapanor a uma popular droga anti-hipertensiva, chamada enalapril, mostrou-se ainda mais eficaz. Embora sejam necessários mais estudos, os resultados sugerem que o tenapanor poderia ser uma nova ferramenta para manter o sódio sob controle.