Morre na França primeiro paciente com coração artificial autônomo

Homem de 76 anos que sofria de insuficiência cardíaca faleceu 75 dias após o implante

por AFP - Agence France-Presse 03/03/2014 19:38

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
O paciente a receber o primeiro coração artificial autônomo faleceu neste último domingo na França, 75 dias após o implante, anunciou o Hospital Georges Pompidou de Paris nesta segunda-feira.

"Setenta e cinco dias depois da implantação do primeiro coração artificial bioproteico Carmat em um homem de 76 anos que sofria de insuficiência cardíaca terminal, o paciente faleceu em 2 de março de 2014", informou o hospital, em um comunicado. "As causas do falecimento poderão ser conhecidas somente após a análise dos inúmeros dados médicos e técnicos registrados", acrescenta o texto.

O primeiro coração artificial autônomo da história da Medicina, fabricado pela empresa francesa Carmat, foi implantado em 18 de dezembro. As autoridades de saúde francesas aprovaram a intervenção, a primeira desse tipo no mundo, que abre novas perspectivas diante da escassez de órgãos disponíveis.

O Hospital Georges Pompidou também destacou o valor do paciente, "totalmente consciente do que estava em jogo e, com sua confiança, seu valor e sua vontade, fez uma contribuição memorável aos esforços dos médicos para lutar contra uma doença em plena evolução".