FDA: analgésico naproxen tem mesmos riscos cardíacos que concorrentes

Cientistas da Universidade de Oxford haviam concluído que o naproxen, que também é comercializado sob o nome de Aleve, contava com riscos menores para o coração do que outros analgésicos. FDA não atestou conclusão

por AFP - Agence France-Presse 12/02/2014 08:46

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
O popular analgésico naproxen, fabricado pelo gigante farmacêutico alemão Bayer, apresenta os mesmos riscos cardiovasculares que seus concorrentes, afirmaram reguladores americanos nesta terça-feira. Cientistas da Universidade de Oxford haviam concluído que o naproxen, que também é comercializado sob o nome de Aleve, contava com riscos menores para o coração do que outros analgésicos.

Em uma votação, um painel de especialistas reunidos pela agência que regula o setor de remédios e alimentos nos Estados Unidos (a FDA, na sigla em inglês) decidiu por 16 a 9 rejeitar que a bula de advertência do medicamento seja suavizada, questionando as observações dos cientistas. As conclusões dos pesquisadores de Oxford resultaram da análise de dados de mais de 700 estudos e cerca de 350 mil patentes.

O painel da FDA alega que as provas do estudo são insuficientes para que o medicamento receba uma tarja que o diferencie dos concorrentes. Em 2013, o lucrativo mercado de analgésicos gerou US$ 1,7 bilhão em vendas, afirmam especialistas da indústria nos Estados Unidos.