Bocavírus humano provoca a morte de duas crianças na Bolívia

A doença não é letal entre adultos, mas quase devastadora entre crianças menores

por AFP - Agence France-Presse 01/11/2013 10:21

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
O bocavírus humano (HBoV) provocou a morte de duas crianças com menos de um ano, as primeiras vítimas desta doença na Bolívia, informou nesta quinta-feira (31/10) uma fonte médica do Ministério da Saúde.

"Foi confirmado que o agente associado a estas mortes é o bocavírus. São dois pacientes que estão entre os 7 e os 8 meses de idade", disse à AFP o médico Rubén Colque, diretor do serviço de Saúde da pasta. "É a primeira vez que se identifica este agente causador de morte" na Bolívia, reforçou.

As mortes causadas pelo vírus aconteceram no povoado de Santa Rosa de Yacuma, departamento (estado) de Beni, a nordeste de La Paz."Está sendo feito neste momento um controle de foco", que consiste na coleta de amostras de pessoas próximas aos falecidos, disse Colque.

O vírus "está relacionado a doenças respiratórias agudas, associado a infecções respiratórias, mas não é um agente único", afirmou.

A doença não é letal entre adultos, mas quase devastadora entre crianças menores.

Entre as medidas preventivas dispostas nesta região tropical recomendou-se manter os pequenos longe de cães, gatos e gado bovino, já que o vírus se aloja sobretudo nestes animais.