Conheça o projeto Scar, que retrata mulheres vítimas do câncer de mama

No mês da conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, o Saúde Plena recorda o projeto do fotógrafo norte-americano David Jay, que em 2010, fotografou mulheres entre 18 e 35 anos com marcas deixadas pela mastectomia.

por Estado de Minas 23/10/2013 15:01

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução/www.thescarproject.com
As imagens arrebatadoras parecem expressar, acima de tudo, a dor e o orgulho das mulheres que conseguiram sobreviver à doença (foto: Reprodução/www.thescarproject.com)

Após a irmã de sua namorada ser diagnosticada com câncer de mama, o fotógrafo de moda norte-americano, David Jay, decidiu iniciar um projeto para retratar o busto mutilado de mulheres entre 18 e 35 anos que se submeteram à mastectomia. A exposição Scar (Surviving Cancer, Absolute Reality) foi inaugurada em outubro de 2010 e é dedicada a mais de 10.000 mulheres diagnosticadas com a doença a cada ano.


SUS

Em abril deste ano, o governo brasileiro sancionou uma lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar a cirurgia de reconstrução da mama logo após a mastectomia. Caso a paciente não apresente condições imediatas para o procedimento, a lei determina que uma data seja marcada assim que possível.