Mamógrafos que chegam ao interior de Minas facilitam acesso de mulheres a exame

Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama tem 10 unidades móveis atuando. Exame é importante na prevenção da doença

por Mírian Pinheiro 03/10/2013 15:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
SES/Divulgação
O acesso ao exame de mamografia facilita a definição do diagnóstico, colaborando para o início rápido do tratamento (foto: SES/Divulgação)
São hoje 10 unidades móveis atuando simultaneamente em diversos municípios mineiros. Os caminhões garantem o acesso de mulheres à mamografia digital em diversas regiões do Estado. O programa implementado pelo governo de Minas em 2012 é modelo de assistência no país pelo conjunto de ações estruturadas. De acordo com o mastologista Sérgio Martins Bicalho, coordenador do programa, já são 99 municípios atendidos, totalizando mais de 45 mil exames já realizados. As unidades móveis de mamografia começaram a circular em outubro do ano passado. “A princípio eram duas unidades. Este ano, outras quatro foram incorporadas, e em junho recebemos mais quatro caminhões”, explica.

Estatísticas apontam que os homens e mulheres do estado morrem em primeiro lugar de doenças do aparelho circulatório. Em segundo lugar, depois das doenças cardiovasculares, vem o câncer de uma forma geral. Nas mulheres, o câncer de mama aparece como primeiro colocado, com uma estimativa de de 4,7 mil novos casos a cada ano. “São mil só em BH anualmente”, revela o especialista, observando que esse número é quase três vezes maior que o do segundo câncer de maior incidência, o do intestino grosso, ou do terceiro, que é o de colo de útero – um problema de saúde pública. Ele conta que os níveis de mortalidade do câncer de mama só fizerem aumentar de 1979 até 2006. “Cresceram aproximadamente 105% em quase 30 anos”, diz .

Estudos epidemiológicos
Os cânceres que mais matam as mulheres mineiras são o de mama, em primeiríssimo lugar, depois pulmão, cólon e reto e estômago e, por último, colo de útero – sendo que todos tiveram aumento significativo nas últimas décadas. O problema faz os especialistas acreditarem que o câncer de mama ainda é uma doença sem controle. De acordo com Sérgio Martins Bicalho, análises feitas pela Secretaria de Estado de Saúde em 13 macrorregiões de Minas revelaram a assustadora taxa de mortalidade da doença. “A partir desse estudo foi possível perceber que a taxa de mortalidade é maior nas regiões mais desenvolvidas”, revela. O fenômeno, ele diz, tem a ver com hábitos de vida. Sedentarismo, alimentação ruim – grande parte hipercalórica –, e sobrepeso são hipóteses consideradas. Em outro aspecto, o estudo mostrou que o câncer de mama atinge todas as classes sociais e todas as faixas etárias, embora quanto mais avançada a idade da mulher, maior a chance de ela ter câncer de mama. “A doença é mais prevalente em mulheres acima de 40 anos., sendo que entre 40 e 49 anos ocorre um pico de incidência”, ressalta. Para agravar ainda mais o quadro, o câncer de mama ainda é diagnosticado tardiamente.

SES/Divulgação
As unidades, equipadas com mamógrafos, permanecem nas cidades até atingir a cobertura integral (foto: SES/Divulgação)
“Não existem mecanismos de diagnóstico precoce. De todos os casos registrados no estado, 27% chegam sem cura aos hospitais de tratamento de câncer. Apenas 20% chegam no estado inicial”, observa o médico, ao alertar que o câncer de mama é muito traiçoeiro, uma vez que não causa dor na sua fase inicial.

Daí o desafio do programa; vencer o inimigo silencioso. A saída, nesse sentido, está na mamografia, ou a realização dela, ponto fundamental do programa mineiro de saúde pública. Segundo o coordenador do serviço, o exame clínico é importante, mas a mamografia é fundamental e indispensável. “Nossa meta é atingir 100% da população feminina entre 45 e 69 anos em dois anos, com uma cobertura de 50% por ano. As mulheres de alto risco, que são aquelas que têm parentes de primeiro grau com histórico de câncer de mama, devem iniciar o rastreamento aos 35 anos”, alerta. A faixa etária que mais realiza o exame de mamografia é entre 40 e 49 anos. E a que menos realiza são justamente as mulheres mais velhas, cuja chance de ter o câncer é muito mais alta.

O grande problema em Minas é o expressivo número de microrregiões que não possuem mamógrafo. O equipamento se concentra nas regiões mais desenvolvidas, principalmente no Centro e Sul do estado, havendo um vazio nas regiões Nordeste, Noroeste e Vale do Jequitinhonha. Outro desafio são os mamógrafos existentes, que não funcionam, como deveriam, na capacidade plena. “Se um mamógrafo deve fazer no mínino oito mil mamografias por ano, temos 78% dos mamógrafos que prestam serviço à população pelo SUS fazendo menos que 3,6 mil; apenas 5% fazem acima de 7,2 mil exames”, critica.