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Os organizadores de concursos que desobedecerem a proibição do limite mínimo de idade podem enfrentar pena de até dois anos de prisão e multa de 30 mil euros (cerca de R$90 mil reais). Em relatório legislativo apresentado em março de 2012, Jouanno expressou preocupação quanto à "sexualização excessiva" de meninas jovens, incluindo a "sexualização de suas expressões, posturas ou roupas de forma precoce demais". Jouanno declarou, então, que "o fenômeno está mais e mais presente".

Mania em vários países
Concursos de 'minimiss' são realizados nos Estados Unidos, por exemplo, desde a década de 60. Lá, existe até um reality show – transmitido no Brasil pelo canal pago Discovery Home&Health – que acompanha a rotina de meninas participantes de concursos. O programa é campeão de audiência e também de críticas negativas.
Na França, a polêmica se recrudesceu em 2012. No fim de setembro, um concurso de beleza infantil em Bordeaux teve de ser cancelado devido a protestos de parlamentares e de organizações feministas. Segundo parlamentares envolvidos na proposta aprovada hoje, os eventos colocam as crianças como "objetos de sedução, avaliados por adultos, com uma perda total da inocência". Sites de jornais franceses também realizaram enquetes e os resultados indicaram que a maioria da população é contra os concursos.
Os concursos de beleza com meninas multiplicaram-se na França nos últimos anos. "Miss Princesa" (de 7 a 9 anos), "Miss Rainha" (de 10 a 12 anos), "Graine de Miss" (Grão de Miss, em tradução literal), são alguns exemplos. O "Mini-Miss França" existe há 23 anos e afirma ser a única competição oficial desse tipo. Em função da polêmica, os organizadores criaram uma carta de ética, proibindo maquiagem pesada, salto alto, maiô e roupas consideradas "inapropriadas". As regras proíbem meninas menores de 7 anos, mas mantêm o vestido de princesa.
Os organizadores alegam ainda que o concurso francês é muito diferente do norte-americano, onde as crianças chegam a usar dentes e cabelos postiços e maquiagem pesada.
Efeito Lolita
A polêmica do reality show sobre as pequenas misse noa EUA já havia motivado a discussão de especialistas. A professora de jornalismo e comunicação de massa na Universidade de Iowa (EUA), Meenakshi Gigi Durham, identifica os mitos criados pela mídia no tratamento da sexualidade, com efeitos nocivos para o desenvolvimento das meninas e a a liberdade das mulheres É o que ela chama de Efeito Lolita, ou seja, cada vez mais a mídia atinge garotas mais jovens.

A professora diz ainda que é necessária a criação de grupos de discussão com participação efetiva dos jovens como forma de combater esse trabalho cruel feito pela mídia comercial, que divulga e reforça o papel dos concursos de beleza para crianças.
Com informações de agências